Semana chuvosa no Centro-Sul do Brasil

Nesta semana as chuvas se mantém frequentes sobre o Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Sul, com maior acumulados previstos para Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Semana de chuvas frequentes no Brasil Central e volumes elevados.

Nesta segunda-feira (19) uma frente fria que provocou chuvas volumosas no Sul do Brasil, passou sobre o estado de São Paulo nesta madrugada. A previsão é de tempo nublado e chuvoso ao longo do dia, com risco para chuva forte para o leste, centro e norte do estado. Na metade sul de Minas Gerais o tempo também fica nublado e chuvoso, no entanto, as chuvas mais intensas ocorrem na parte da tarde. No Rio de Janeiro, alerta para acumulados elevados a partir no início da tarde que podem trazer riscos para deslizamento de terra.

No Centro-Oeste as chuvas ocorrem ao longo do dia alternando de intensidade, com ocorrência de pancadas de chuva forte na parte da tarde em praticamente toda a Região. Previsão de tempo firme somente para o extremo norte de Goiás, onde o sol aparece entre muitas nuvens. Já na Região Sul o tempo firme predomina no estado do Rio Grande do Sul, com dia ensolarado e temperaturas amenas. Em Santa Catarina e Paraná, o tempo fica nublado com chuva bastante fraca ocorrendo nas áreas mais ao leste.

Na terça-feira (20) o sistema frontal se desloca um pouco mais para o norte, se mantendo na altura dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A previsão é de tempo nublado e com chuva ao longo do dia em praticamente toda a Região Sudeste e Centro-Oeste. Tempo firme somente na metade sul do Mato Grosso do Sul e no extremo oeste paulista. Na Região Sul, o predomínio é de tempo firme. Somente no litoral norte de Santa Catarina e no leste do Paraná que a concentração de nuvens é maior e há ocorrência de chuva fraca entre o fim da manhã e início da tarde.

Acumulado de chuva previsto para a semana, segundo o modelo ECMWF.

Na quarta-feira (21) as condições do tempo pouco mudam em todo o Brasil. A frente fria se afasta em direção ao oceano, porém a atmosfera se mantém instável sobre o Sudeste, com chuvas ocorrendo de forma mais isolada em toda a Região. O destaque fica para o leste paulista, sul de Minas Gerais e para o Rio de Janeiro, onde na parte da tarde são previstas chuvas de moderada a forte intensidade que podem provocar transtornos.

No Centro-Oeste as chuvas continuam a ocorrer de forma abrangente, principalmente nos estados de Goiás e do Mato Grosso, onde são esperados os maiores volumes. Na Região Norte a mesma condição é prevista para Rondônia, sul do Pará e para o Tocantins. Já na Região Sul, bastante nebulosidade e chuva fraca somente para o leste de Santa Catarina, norte e metade leste do Paraná.

Tendência para o restante da semana

Na quinta-feira (22) uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul, no entanto, provoca mais aumento da nebulosidade do que chuva para a Região Sul nos dias seguintes. O destaque continua para o Sudeste, Centro-Oeste e, agora, para o estado do Paraná, que a partir da sexta-feira (23) passa a chover de moderara a forte intensidade, com riscos para temporais.