Segunda e terça sob alerta de rajadas de vento de até 100 km/h para 5 estados: INMET emitiu aviso laranja; confira

Ciclone extratropical traz potencial de intensas rajadas de vento no início da semana, com intensidade de até 100 km/h para 5 estados. Agitação marítima também é destaque. Confira os detalhes.
O processo de formação de um ciclone extratropical está em curso e vem provocando chuvas intensas no Sul do Brasil neste fim de semana, principalmente neste domingo (27).
O sistema ciclônico se forma de fato entre o fim da noite deste domingo (27) e a madrugada da segunda-feira (28), mantendo o potencial de eventos intensos de chuva, mas trazendo agora o risco de intensas rajadas de vento, que podem chegar aos 100 km/h no leste do estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo nesta segunda (28) e terça-feira (29). Além disso, o ciclone aumenta a agitação marítima e traz risco de ressaca.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso laranja de “Perigo” para o leste do Rio Grande do Sul e porção sul de Santa Catarina, deixando em alerta 175 municípios. O aviso consiste em: “Vento variando entre 60 km/h e 100 km/h. Risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.”
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu “Aviso Especial” de mar agitado e risco de ressaca entre a segunda (28) e a quarta-feira (30) e consiste no risco de ondas de 3m em toda a faixa litorânea, mas com potencial de onda de 4 a 5m entre o Litoral Sul e a região da Grande Florianópolis.

O modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, mostra essas condições além dos riscos para os estados do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro. A seguir trazemos os mapas de previsão, que trazem a intensidade dos ventos e a altura das ondas.
Alerta de rajadas de vento de até 100 km/h
Já na noite deste domingo (27), as intensas rajadas de vento atingem o sul e sudeste do Rio Grande do Sul e podem chegar aos 90 km/h. Além da intensidade dos ventos, a direção do escoamento favorece o transporte de umidade, o que pode potencializar as chuvas na região. Essa condição se mantém até o fim da manhã da segunda-feira (28).
No período da manhã, o risco de ventos intensos se espalha pelo leste do Rio Grande do Sul, pelo centro-leste de Santa Catarina, leste do Paraná e porção sul até a região da capital paulista em São Paulo. As rajadas de ventos atingem valores próximos dos 100 km/h no período da tarde.
Vale ressaltar que, na porção do norte de Santa Catarina, do sul e leste do Paraná e de São Paulo, não acredita-se que os ventos não devem atingir a intensidade prevista pelo modelo, com velocidade máxima de 70 km/h, ainda com possibilidade de causar transtornos.
Ciclone extratropical traz alertas de intensas rajadas de vento de até 100 km/h no RS e em SC nesta segunda e terça.
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) July 27, 2025
️ Estados do PR, de SP e do RJ também vão registrar aumento dos ventos, que podem chegar até os 60 km/h.
️ + imagens: https://t.co/boZJR00hbs pic.twitter.com/sNptA5r0W5
Os alertas de ventos intensos se mantêm ao longo de toda a segunda-feira (28) no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná e em São Paulo, o risco diminui no período da noite. Já no Rio de Janeiro, passa a se observar um aumento dos ventos, que atingem velocidade máxima de 60 km/h.
Na terça-feira (29), com o afastamento do ciclone extratropical para o oceano, a intensidade dos ventos diminui sobre o continente, mas ainda podem atingir valores em torno dos 70 km/h no estado de Santa Catarina.
Alerta de agitação marítima e onda de até 6m
O aumento da agitação marítima inicia na madrugada de segunda-feira (28), com ondas que podem chegar já aos 6m de altura no sudeste do Rio Grande do Sul. No período da manhã, a agitação se espalha por boa parte do litoral gaúcho com onda de até 6 m podendo atingir a porção central do litoral e o sul do Litoral Norte. Nas áreas do sul, as ondas podem chegar a 3m.

A partir da tarde, fica o alerta para ondas de 3 a 4m em toda a costa do Rio Grande do Sul, no Litoral Sul até o sul da Grande Florianópolis. Essa condição continua no período da noite, com possibilidade de ondas de até 6 m no Litoral Sul de Santa Catarina.

Na terça-feira (29), a agitação continua, mas sem os valores máximos de 6m. Para toda a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as ondas podem chegar até 3m. Vale ressaltar que na porção norte da costa catarinense, a agitação passa a aumentar a partir do período da tarde.

Na Região Sudeste, o estado de São Paulo não vai sofrer com intensa agitação marítima. Essa condição está prevista somente para o Rio de Janeiro, onde há possibilidade de ondas de até 3m.