Ciclone começa a se formar nas próximas horas: INMET emite alertas para 5 estados; veja os detalhes da previsão

O processo de formação de um ciclone extratropical já está em curso e traz potencial de chuvas intensas, tempestades, queda de granizo e elevado acumulado para parte do centro-sul do Brasil neste domingo.
O processo de formação de um ciclone extratropical já está em curso e vem afetando o estado do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina neste sábado (26), através de chuvas de até forte intensidade.
No entanto, é neste domingo (27) que a ciclogênese se intensifica e aumenta o potencial de eventos intensos e até extremos sobre o centro-sul do Brasil, principalmente sobre a Região Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de “Perigo Potencial” e “Perigo” de chuvas intensas e elevado acumulado para 5 estados, sendo eles:
- Rio Grande do Sul: alerta de chuvas intensas e elevado acumulado
- Santa Catarina: alerta de chuvas intensas e elevado acumulado
- Paraná: alerta de chuvas intensas e elevado acumulado
- São Paulo: alerta de chuvas intensas
- Mato Grosso do Sul: alerta de chuvas intensas

Segundo o modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, os acumulados de chuvas podem passar dos 100 mm até a madrugada da segunda-feira (28) no Rio Grande do Sul, e ficar em torno dos 50 mm em Santa Catarina. No Paraná, os volumes máximos ficam em torno dos 20 mm.
A visão da Meteored acaba excluindo o alerta de acumulado de chuva para o Paraná, mas não retira o potencial de chuvas intensas no estado. Além disso, é acrescentado o risco de tempestades, com potencial de granizo para o território paranaense e também para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Mato Grosso do Sul.
A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo e dos alertas para o domingo (27).
Previsão do tempo e alertas para o domingo
Na madrugada do domingo (27), uma região mais instável entre o sul do Paraguai a Argentina e o Rio Grande do Sul se desenvolve e favorece a formação de nuvens de tempestades no Oeste Gaúcho, que podem provocar chuvas intensas e queda de granizo. Nas demais regiões do estado, as chuvas acontecem com até moderada intensidade, sendo mais pontuais na região Central, Norte, Missões, Serra e região de Porto Alegre. Em Santa Catarina há previsão de chuva fraca no sul do estado.

Nas horas seguintes, a região instável já começa a evoluir para uma região de baixa pressão sobre o Sul do Brasil. Assim, as instabilidades ganham força e se espalham mais pela Região Sul.
No período da manhã, há alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades em todo o Rio Grande do Sul, o meio-oeste e sul de Santa Catarina. Há possibilidade de queda de granizo, de alagamentos e inundações.

No período da tarde, as chuvas continuam com forte intensidade sobre todo o Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina. No oeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, as primeiras nuvens de tempestades chegam às regiões de fronteira.
No fim do dia e início da noite, mais previsão de chuvas intensas em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com redução da precipitação somente para o Oeste e Missões. Em Santa Catarina, as chuvas aumentam de intensidade no oeste, porção central e sul do estado. Em todo o oeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, chuvas fortes e elevados risco de tempestades, que podem ocorrer com severidade e queda de granizo.

No período da noite, a baixa pressão evolui para um ciclone extratropical, mas mantém o tempo instável com chuvas de moderada a forte intensidade em boa parte do Rio Grande do Sul, sem precipitação prevista para o Oeste e região das Missões.
Em Santa Catarina, a frente fria se forma sobre o estado e espalha chuvas por todas as regiões que, neste momento, ocorrem com até forte intensidade no leste e norte do estado. Nas áreas do oeste e sul, a intensidade da precipitação diminui bastante.
No Paraná, a mesma frente fria também contribui para chuvas em todas as regiões, sendo mais intensas no leste, centro e norte do estado, com previsão de redução e chuva fraca para o oeste e sul.

No Mato Grosso do Sul, há alertas de tempestades pontuais, mas que podem ocorrer com severidade no sul e oeste do estado.
No estado de São Paulo, a frente fria passa a atuar mais para o fim da noite e início da madrugada, levando potencial para pancadas de chuva forte no oeste, no sul e nas regiões de divisa com o Paraná. Não se descarta a possibilidade de granizo.