São Paulo se prepara para tempestades severas nas próximas horas; confira a previsão
As instabilidades já atingem o estado de São Paulo e provocam chuvas pontuais. Nas próximas, a frente fria avança pelo estado e traz risco de tempestades severas.

Frente fria está se formando na Região Sul e o processo já provocou eventos muito intensos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
No território gaúcho já registrou mais de 100 mm desde o sábado (20), enquanto que no oeste catarinense, houve registro das causas de um tornado e queda de granizo.
O avanço da frente fria encontra um Sudeste quente que alimenta o desenvolvimento das instabilidades e potencializa os eventos de chuva, aumentando o risco de tempo severo no estado de São Paulo nas próximas horas e ao longo da segunda-feira (22).
Estados de São Paulo sob alerta de tempo severo
Nas próximas horas, ao longo da noite deste domingo (21), pancadas isoladas, de até forte intensidade, vão continuar atingindo a porção central, norte, sul e leste do estado de São Paulo, podendo atingir a região metropolitana da capital, mas com baixo potencial para o litoral norte e região do Vale do Paraíba.

Já na madrugada da segunda-feira (22), o potencial de chuvas aumenta muito e, por volta do fim do período e início da manhã, há alerta para o risco de tempestades severas na porção central e oeste do estado de São Paulo, com maior risco para a região de entre São Carlos, Botucatu, Bauru, Marília, Ourinhos e Itapetininga. No norte do estado, as chuvas acontecem de forma pontual. A região metropolitana de São Paulo, não apresenta risco neste momento.
No período da manhã, há risco de pancadas de chuva de até forte intensidade na região central e no norte do estado. Nas localidades que fazem divisa com o estado do Paraná do oeste paulista até a região de Itararé e Itapeva, há risco de tempestades severas.
Mais para o fim da manhã e início da tarde, a frente fria chega efetivamente no estado de São Paulo. Alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades severas em praticamente todo o território paulista, com exceção da faixa leste. Na região da capital paulista e na região de Campinas, há previsão de pancadas isoladas, mas, isso é um indicativo que as instabilidades vão se desenvolver mais nas horas seguintes.

No decorrer da tarde, o tempo instável se espalha por todo o estado de São Paulo, mantendo o potencial de tempestades e de chuvas intensas.
No período da noite, a frente fria perde um pouco da sua intensidade, mas o escoamento dos ventos de norte e noroeste continuam trazendo umidade e ar mais quente, o que alimenta as instabilidades. Assim, há alerta de chuvas intensas para o norte, central e leste de São Paulo. Alerta para condição especial extrema para a região de Botucatu, São Carlos, Campinas, Grande São Paulo, litorânea e do Vale do Paraíba, onde há maior potencial de chuvas intensas e de tempestades severas.

Na terça-feira (23), a frente fria avança para os demais estados e uma massa de ar polar dá espaço predomina sobre o estado de São Paulo e derruba as temperaturas, trazendo o frio de inverno de volta. O tempo segue nublado no leste do estado e, a circulação oceânica favorece a chuva fraca ou chuvisco.