Frente fria traz risco de temporais, vendavais no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste até esta terça-feira (23), confira

Frente fria vai avançar pelo Brasil e deixa alertas de chuvas intensas, temporais e rajadas de vento que podem atingir quase 100 km/h. Confira as áreas em risco.

Uma frente fria está em processo de formação na Região Sul e já vem provocando chuvas intensas, tempestades e queda de granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O sistema se forma nesta segunda-feira (22), durante o primeiro dia da primavera, e avança pelo centro-sul do Brasil, levando o risco de chuvas intensas, temporais e de intensas rajadas de vento no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Após as instabilidades na Região Sul neste domingo (21), o processo de formação da frente fria intensifica o transporte de ar quente do centro-norte para o centro-sul do Brasil, juntamente com o transporte de umidade da Amazônia, que já vem aumentando a sua taxa de evapotranspiração e registrando chuvas na porção oeste da Região Norte. Assim, já na madrugada de segunda-feira (22), as instabilidades são alimentadas, desenvolvendo-se rapidamente sobre os estados do Sul e de parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo para este início desta semana por região, quando há maior risco de vendavais e de chuvas intensas.

Região Sul: tempo severo e acumulados de até 100 mm

Como comentado acima, o processo de formação da frente fria já está acontecendo na Região Sul e vai ganhar intensidade na noite deste domingo (21). Alertas de chuvas intensas e para o risco de temporais com granizo na metade norte e leste do Rio Grande do Sul, em todas as regiões de Santa Catarina, no oeste, sul e leste do Paraná, com eventos pontuais no norte do estado.

Acumulados no Rio Grande do Sul já acumulam mais de 100 mm do sábado até as 14:00 deste domingo e há previsão muito mais.

Na madrugada de segunda-feira (22), as instabilidades ganham intensidade e o risco de tempo severo e chuvas intensas aumenta no norte, serra e região de de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no sul, oeste e norte do Paraná.

No período da manhã, a frente fria já está formada. Assim, o sistema começa a avançar e a aumentar o potencial de transtornos. Alertas de chuvas intensas e de temporais no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e do Paraná. No leste paranaense, as instabilidades passam a atuar no fim do período.

previsão do tempo
Acumulado de chuva até a segunda-feira (21). Potencial de mais de 100 mm.

Além das chuvas, há alerta de rajadas de vento de 60 a 85 km/h que podem provocar transtornos no norte do Rio Grande do Sul, em boa parte de Santa Catarina, com exceção das regiões de Joinville e de Itajaí, e do Paraná, com exceção do litoral e da Serra do Mar.

No período da tarde, a frente fria já se encontra no norte do Paraná, levando risco de chuvas intensas para a região. Mas por volta do fim do dia, não há mais alertas associados ao sistema frontal.

Com o avanço da frente fria, uma massa de ar polar passa a tomar conta da Região Sul e inibe a formação de nuvens, mas traz alerta de intensa queda das temperaturas. No fim da noite, os termômetros podem marcar valores em torno dos 10°C em boa parte do Sul do Brasil. Nas regiões mais elevadas como nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as temperaturas já podem atingir patamares abaixo dos 5°C.

onda de frio
Temperaturas no fim da noite da segunda-feira (22).

Na terça-feira (23), o tempo firme e ensolarado predomina, juntamente com a sensação de frio. Um dia de primavera, com cara de inverno. Essa condição de tempo mais firme se mantém até pelo menos o fim de semana.

Região Sudeste: alertas de temporais, chuvas intensas e rajadas de vento

Mesmo com o processo de formação da frente fria acontecendo no Sul do Brasil, instabilidades conseguem se formar no fim do dia deste domingo (21) e provocar as primeiras pancadas de até forte intensidade e temporais pontuais no oeste, centro-sul e leste de São Paulo, podendo atingir a região metropolitana da capital paulista.

Na madrugada até o início da manhã, as instabilidades já conseguem se organizar melhor e há potencial de temporais e chuvas intensas no oeste, porção central e leste de São Paulo.

Os eventos de chuvas intensas e de tempestades podem vir acompanhadas de granizo, principalmente no estado de São Paulo.

No decorrer da manhã, as instabilidades começam a se espalhar e o risco de tempo severo e de chuvas intensas aumenta no estado de São Paulo, com alertas para boa parte, com exceção do litoral, região de da capital e do Vale do Paraíba. Em Minas Gerais, as chuvas acontecem na forma de pancadas isoladas, mas que podem vir como tempestades na região do Triângulo Mineiro.

Além dos chuvas, há alertas para o risco de intensas rajadas de vento que variam entre 60 a 85 km/h em todo o estado de São Paulo, com maiores valores para o leste, no sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro, no sul do Rio de Janeiro e região serrana.

No período da tarde, a frente fria está atuando de forma mais efetiva sobre o Sudeste, distribuindo chuvas por todo o território paulista, mas ainda provocando pancadas mais pontuais no Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. A partir do fim do período, as chuvas chegam ao estado do Rio de Janeiro e porção central de Minas Gerais, com previsão para a região de Belo Horizonte.

No período da noite, as instabilidades ficam mais dispersas, mas ainda há elevado potencial de chuvas intensas e transtornos no leste e norte de São Paulo, no sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro, sendo, neste último, mais para o fim da noite e início da madrugada.

previsão do tempo
Previsão de chuva e nebulosidade para a tarde da segunda-feira (22).

Na terça-feira (23), a frente fria perde intensidade, mas avança pelo Sudeste. Alerta de chuvas intensas e de tempestades até o início da manhã no Rio de Janeiro, região de Belo Horizonte e da Zona da Mata Mineira. Ao mesmo tempo, a massa de ar polar derruba as temperaturas no estado de São Paulo e garante o tempo mais firme.

No período da manhã, a frente fria avança até o Espírito Santo, provocando mais aumento da nebulosidade do que chuva em Minas Gerais e no território capixaba. Neste momento, a massa de ar polar chega ao Rio de Janeiro, reduzindo as temperaturas e o potencial de chuvas.

No período da tarde, as instabilidades voltam a se desenvolver e a provocar pancadas no centro-norte e oeste de Minas Gerais. No Espírito Santo, a previsão é de chuva fraca.

Região Centro-Oeste: chuvas vão atingir todos os estados

Com o desenvolvimento da frente fria e avançado no período da manhã da segunda-feira (22), somente o estado do Mato Grosso do Sul possui alerta na primeira metade do dia. Até o início da manhã, o estado está sob alerta de chuvas intensas e de temporais severos na metade sul, com potencial de pancadas isoladas na região de Campo Grande. No decorrer da manhã, os alertas se estendem para todo o Mato Grosso do Sul.

No período da tarde, além da continuidade das chuvas intensas e dos temporais na metade norte do Mato Grosso do Sul, instabilidades se formam e provocam as primeiras pancadas isoladas no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

previsão
Chuva acumulada até a terça-feira (23) no Centro-Oeste. A chuvas vão atingir toda a Região.

No período da noite, a frente fria consegue potencializar as chuvas no centro-norte do Mato Grosso, no sul de Goiás e provocar pancadas isoladas no leste e norte goiano. Assim, o tempo firme predomina nas demais áreas do Centro-Oeste em razão da influência da massa de ar polar.

Na terça-feira (23), devido ao avanço da frente fria, que perde intensidade, as chuvas ficam concentradas na porção norte da Região. Apesar do tempo mais fechado na primeira metade do dia, as chuvas acontecem na forma de pancadas isoladas, com risco de temporais pontuais em Goiás, no norte e leste do Mato Grosso.