Sábado com chuvas intensas e umidade de deserto: INMET emite alertas para 24 estados e 3058 municípios

Enquanto alguns estados do país registrarão alagamentos e deslizamentos devido às chuvas fortes, outros registrarão tempo extremamente seco com umidades inferiores às do deserto do Saara.

Mapa de alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para sábado.
Mapa de alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para sábado.

Os próximos dias serão de grandes contrastes entre diferentes estados do Brasil. Enquanto alguns locais registrarão chuvas intensas que podem causar alagamentos e deslizamentos, outros serão castigados com um tempo extremamente seco e umidade relativa tão baixa que pode atingir valores inferiores aos do Deserto do Saara.

Chuvas intensas atingem sul e norte do país

No Nordeste, os estados do Sergipe e Alagoas registrarão chuvas intensas ao longo deste final de semana. De acordo com alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há risco de chuvas de até 100 mm por dia, especialmente nos municípios mais próximos do litoral.

O alerta do INMET compreende 164 municípios de ambos os estados, onde há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Além disso, tempestades e chuvas também podem atingir o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, o oeste do Paraná, o sul do Mato Grosso do Sul e boa parte da região Norte - especialmente Roraima, Amapá, norte do Pará e norte do Amazonas. Com isso, o alerta abrange mais 547 municípios de 8 estados.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo ilustram quais regiões serão afetadas pela chuva neste final de semana - incluindo a região Sul, a região norte e o litoral do Nordeste.

No entanto, se centenas de cidades estarão sofrendo transtornos devido à ocorrência de chuvas intensas, na porção central do país serão observadas condições meteorológicas completamente opostas, com ausência de chuvas e um tempo extremamente seco.

Umidade de deserto será registrada no Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de perigo devido à baixíssima umidade relativa, que pode chegar a valores de 12% ao longo dos próximos dias. As regiões afetadas de maneira mais severa são:

  • Mato Grosso do Sul: Centro-norte e Leste do estado, incluindo a capital Campo Grande;
  • Mato Grosso: Centro-sul e sudeste do estado, incluindo a capital Cuiabá;
  • Goiás: Centro e sul do estado;
  • Minas Gerais: Alto Paranaíba;
  • São Paulo: região de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Araraquara.

Mas além disso, toda a região Centro-Oeste, o oeste do Paraná e de Santa Catarina, o sul de Rondônia, o sul do Pará, todo o estado do Tocantins e do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia também podem registrar umidades relativas muito baixas neste sábado e também no domingo.

Previsão de umidade relativa mínima no domingo (03) durante a tarde.
Previsão de umidade relativa mínima no domingo (03) durante a tarde mostra que diversos estados podem registrar valores de umidade ainda menores, chegando a valores extremos, abaixo dos 10%.

Nos estados do Centro-Oeste do Brasil, especialmente, há risco de que as umidades relativas atinjam valores ainda mais baixos ao longo do final de semana - inferiores a 10%, como pode ser observado na figura acima. Isso configura estado de emergência. Esses níveis são inferiores aos do Deserto do Saara, onde a umidade relativa costuma variar entre 14% e 20%.

Umidades relativas abaixo de 12% configuram ESTADO DE EMERGÊNCIA, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Quando a umidade atinge níveis tão extremos assim, pode causar complicações intensas em quadros de saúde e impulsionar de maneira ampla incêndios florestais.

Em situações umidade relativa tão baixa assim, o CGE ainda recomenda seguir algumas recomendações para amenizar os efeitos do tempo seco na saúde:

  • Interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
  • Suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas;
  • Durante as tardes, umidificar ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc. através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas internas ou vegetadas, etc.;
  • Consumir água de maneira abundante para evitar desidratação;
  • Usar soro fisiológico para aliviar os efeitos do ar seco nos olhos e narinas.

Em casos extremos e se for necessário, o INMET recomenda obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). E para conferir atualizações específicas para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.