RS, PR, SC e MS estão sob alerta para o risco de tempestades severas neste domingo, 12; veja os detalhes da previsão
O aprofundamento de um ciclone e sua frente fria trazem condições para formação de tempestades severas no RS, SC, PR e MS ao longo do próximo domingo, ocasionando grandes transtornos para a população.
- Mais informações: 11 estados se preparam para intensa mudança do tempo neste fim de semana

No próximo domingo (12), um ciclone irá se formar sobre a América do Sul, com centro entre o Uruguai e a Argentina. Já nas primeiras horas do dia, durante a madrugada, uma baixa pressão se aprofundará e formará também uma frente fria, que começa a avançar pelo Rio Grande do Sul.
Isso significa que, já durante a madrugada do domingo, tempestades severas vão se formar no estado gaúcho, e pancadas de chuva também começam a se formar no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.

O sistema avançará ao longo do domingo e, até o final do dia, tempestades terão se formado em todo o território do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, o que deve causar grandes transtornos em pleno feriado de Nossa Senhora Aparecida.
Tempestades são alimentadas por rio atmosférico
O ciclone e sua frente fria são ainda alimentados por um intenso rio atmosférico, que transporta umidade da região equatorial em direção ao sul e ajuda a intensificar as tempestades que atingirão o país ao longo do domingo.

Como resultado disso, alguns municípios, especialmente no Paraná, podem registrar volumes de chuva de até 150 mm, ocasionando enchentes e alagamentos bastante significativos. Em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul, os volumes variam entre 50 e 100 mm de chuva.
Mas além das chuvas volumosas, o sistema trará também rajadas de vento muito intensas. No litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as rajadas chegam a 80 km/h, o que pode movimentar dunas de areia sobre construções na orla. No interior, as rajadas podem chegar a 60 km/h, ocasionando quedas de galhos de árvores e de objetos altos, como letreiros.

Graças à essa situação, existe também risco de ressaca e mar agitado em todo o litoral gaúcho e no litoral do sul catarinense - onde os ventos atuarão de maneira muito intensa. Isso traz riscos significativos para embarcações em alto mar.
Onde a chuva atuará de maneira mais severa
O Extreme Forecast Index (EFI) é um índice do modelo de previsão ECMWF que mostra o quão provável é a ocorrência de eventos meteorológicos extremos. É possível observar que há previsão de extremos de chuva em pelo menos quatro estados:
- Rio Grande do Sul (noroeste rio-grandense);
- Santa Catarina (especialmente no oeste catarinense, mas praticamente todo o estado pode registrar chuvas fortes);
- Paraná (especialmente no oeste paranaense, mas praticamente todo o estado pode registrar chuvas fortes);
- Mato Grosso do Sul (sul do estado).

Por isso, a população deve evitar permanecer ao ar livre durante as tempestades, ficando longe de regiões propensas à enchentes e alagamentos (como estradas marginais de rios) e seguindo as orientações emitidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pela Defesa Civil de cada estado.
Para não ser pego de surpresa pelo mau tempo, não deixe ainda de conferir as previsões detalhadas e específicas para o seu município que estão disponíveis aqui no portal. Basta buscar pelo nome da sua cidade no topo do portal.