11 estados se preparam para intensa mudança neste fim de semana: alerta de tempestades severas e chuvas intensas
Com o avanço de uma frente fria, as chuvas devem retornar à região central do Brasil, mudando o tempo em diversos estados e sinalizando o retorno da estação chuvosa para o país.
- Mais informações: Esta semana pode marcar o início do período úmido no Brasil

Nesta sexta-feira (10), os resquícios de um sistema frontal ainda estarão causando chuvas entre o Paraná, São Paulo e parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro, como é possível observar no mapa acima. Essas chuvas podem continuar atingindo em especial o Sudeste ao longo do sábado (11).
É no domingo (12), no entanto, que o tempo muda drasticamente no centro-sul do país. O aprofundamento de uma região de baixa pressão resultará na formação de um ciclone com centro entre a Argentina e o Uruguai, junto a uma frente fria que deve avançar pelo país ao longo do dia.
Já na madrugada do domingo, tempestades com raios estarão se formando em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com pancadas de chuva começando a se formar também no oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Até o final do domingo, a circulação de ventos e umidade organizada pela frente fria estará causando tempestades em todo o restante da região Sul, em boa parte da região Sudeste e também do Centro-Oeste - com destaque para São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Frente fria avança mais durante a segunda-feira
Durante a segunda-feira (13), o sistema avançará e deixará de atuar na região sul até o final do dia. No entanto, a frente passa a a atuar de maneira mais estacionária sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, causando chuvas muito expressivas nestas regiões.

Ao todo, um grande número de estados registrará chuvas fortes entre o domingo e a segunda-feira, sinalizando uma mudança no tempo em todo o Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Entre os estados afetados pelo sistema, estão:
- Rio Grande do Sul (no início do domingo);
- Santa Catarina (ao longo do domingo);
- Paraná (ao longo do domingo);
- Mato Grosso do Sul (no início do domingo);
- Mato Grosso (ao longo do domingo);
- Goiás (ao longo do domingo);
- Distrito Federal (ao longo do domingo);
- São Paulo (ao longo do domingo);
- Rio de Janeiro (chuvas mais significativas na segunda-feira);
- Minas Gerais (oeste será atingido no domingo, restante do estado na segunda);
- Espírito Santo (chuvas mais significativas na segunda-feira).
Como é possível observar no mapa abaixo, o resultado é que chuvas se formarão em praticamente todo o país até o final da terça-feira, com acumulados significativos de chuva em todas as regiões - exceto no Nordeste, onde o tempo permanece predominantemente firme.

Os acumulados totais de chuva podem exceder os 100 mm em diversos estados. Junto a rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h, esse sistema ocasionará cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de galhos de árvores, enchentes e alagamentos.
Além disso, como previsto anteriormente pela equipe da Meteored (veja aqui), a passagem deste sistema frontal volta a formar chuvas em toda a porção central do país, sinalizando o retorno da estação chuvosa para o Brasil. Isso significa que, a partir desta semana, chuvas começam a se tornar mais frequentes no país, cenário típico do período de Primavera e Verão.