Risco de temporais para o Sul, São Paulo e o Rio de Janeiro

Nesta semana há risco de chuvas intensas em boa parte do Centro-Sul do Brasil, com destaque para a Região Sul e os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Nos próximos as chuvas intensas continuam na Região Sul e há risco de temporais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O avanço de uma frente fria em direção ao Sudeste deixa o tempo instável nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com risco de temporais e transtornos devido aos ventos fortes e as chuvas volumosas. A partir do meio da semana, outro sistema frontal começa a se formar e o risco de temporais retorna para a Região Sul. A seguir contamos os detalhes para os próximos dias.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (06) uma frente fria, que já vem provocando chuvas intensas no Sul do Brasil, avança pela Região mantendo o tempo instável e chuvoso na metade norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná as chuvas começam no fim da manhã e se espalham por todo o estado no decorrer da tarde. Há risco de chuvas volumosas, que trazem risco de alagamentos, e de temporais na parte da tarde.

No Centro-Oeste e no Sudeste, calor e pancadas de chuva isoladas na parte da tarde, que trazem risco para temporais localizados na metade sul do Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais.

Na madrugada da terça-feira (07) a frente fria passa a atuar no leste de São Paulo e a partir do início da manhã no Rio de Janeiro. No decorrer da manhã há risco de chuva forte e volumosa nessas áreas, com potencial para transtornos.

Já na Região Sul, as chuvas diminuem de intensidade, mas mesmo assim ocorrem ao longo do dia com fraca intensidade no leste do Paraná e de Santa Catarina. Nas demais áreas da Região o sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas ficam amenas. No Centro-Oeste sem grandes novidades. As temperaturas continuam elevadas e há previsão de pancadas de chuva isolada na parte da tarde, com potencial para temporais localizados no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.

Na quarta-feira (08) uma área de baixa pressão começa a se formar durante a madrugada entre o Paraguai, Argentina e o oeste da Região Sul, com chuvas intensas ocorrendo no início da manhã no oeste de Santa Catarina, noroeste e oeste do Rio Grande do Sul. No decorrer da manhã, as chuvas se espalham por toda a metade norte do estado gaúcho, oeste catarinense, sul e sudoeste do Paraná. Na parte da tarde há riso para temporais nessas áreas e na porção mais central de Santa Catarina.

No Centro-Oeste e no Sudeste, bastante nebulosidade no leste paulista e no Rio de Janeiro, com ocorrência de chuva fraca pela manhã. No Espírito Santo, o tempo fica fechado e chove ao longo do dia. Na parte da tarde, a previsão é de pancadas isoladas em todo o Sudeste e nos estados de Goiás e do Mato Grosso.

Tendência para o restante da semana

A partir da quinta-feira (09) a baixa pressão no Sul do país se desenvolve mais e as chuvas ganham intensidade em toda a Região e até o sábado (11) há risco de temporais, com tempo mais firme somente no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Durante o fim de semana, as chuvas intensas passam a ocorrer no Centro-Oeste e no Sudeste.