Risco de temporais nas regiões Sul e Sudeste

O tempo se mantém instável no Rio Grande do Sul, com alerta para temporais. No Brasil Central, o calor e as pancadas isoladas predominam. Já no litoral norte do país as chuvas se mantêm frequentes e volumosas.

Tempo instável se mantém na Região Sul, com maiores volumes para o estado do Rio Grande do Sul.

Nos próximos dias um ciclone extratropical e sua frente fria associada, se encontram no oceano na altura do Rio Grande do Sul, influencia nas condições do tempo em toda a Região Sul e parte do Sudeste, deixando a atmosfera mais instável. Já na porção mais central do país, chuvas bastante isoladas, o que contrasta com as áreas mais ao norte, onde a Zona de Covergência Intertropical (ZCIT) contribui para chuvas abrangentes e volumosas.

Previsão do tempo

A quarta-feira (16) começou com bastante nebulosidade no Centro-Sul do país, com registro de chuva já pela manhã no norte do estado do Paraná e do Rio Grande do Sul. No decorrer do período, pontos isolados de chuva isolados podem ocorrer no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Na parte da tarde, a nebulosidade se mantém e há previsão de pancadas na metade norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste catarinense, norte, centro e oeste do Paraná, com potencial para ocorrência de temporais, principalmente no território gaúcho.

No Sudeste e Centro-Oeste o tempo firme e quente predomina. Em São Paulo e no extremo sul de Minas Gerais, a nebulosidade continua pela manhã, mas o sol consegue aparecer mais para o final do período. Nas demais áreas, o sol aparece entre poucas nuvens. Na parte da tarde, as instabilidades passam a se formar e as chuvas ocorrem mais cedo, a partir do início da tarde, com risco para temporais no estado de São Paulo, no Sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Pancadas com forte intensidade também ocorrem no Mato Grosso e no sul de Goiás. Nas demais áreas o tempo se mantém firme.

Nas áreas mais ao norte do país, o destaque fica as chuvas no norte do Nordeste, do estado do Pará e no Amapá. A ZCIT favorece o tempo instável e as chuvas ao longo do dia, com chuvas mais volumosas no fim do dia.

Na quinta-feira (17) uma frente fria não consegue avançar e se mantém sobre o Rio Grande do Sul, deixando o tempo chuvoso em praticamente todo o estado. Pela manhã as chuvas ocorrem com fraca à moderada intensidade e, a partir da tarde, passa a chover de forma mais intensa, com risco de temporais no oeste e norte. No sul do estado chuva fraca alternando com períodos de melhoria. Chuva fraca pela manhã no litoral norte de Santa Catariana e no litoral do Paraná, que interrompe no decorrer do período. Na parte da tarde, há riscos de temporais em todo o território catarinense e no centro, norte e leste do Paraná.

No restante do país, sem grandes mudanças. O tempo mais firme e quente se mantém no Centro-Oeste e no Sudeste, com previsão de pancadas de chuva de forte intensidade a partir do início da tarde, em São Paulo, no Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No Mato Grosso, leste do Mato Grosso do Sul e em Goiás, chove de forma mais isolada.

A sexta-feira e o fim de semana

Na sexta-feira (18) o destaque fica para a Região Sul. Novas instabilidades se formam no Uruguai e na Argentina, e provocam temporais já pela manhã no sul e no oeste do Rio Grande do Sul. A partir da tarde o risco se espalha por todo o território gaúcho e para o oeste dos demais estados da Região Sul. Para o restante do país, sem mudanças.

O fim de semana irá marcar a mudanças de padrão. No domingo (20) um sistema de baixa pressão se forma no oceano, próximo a costa do Sudeste, e contribui para chuvas mais abrangentes para boa parte da Região e para o Centro-Oeste.