Risco de temporais na Região Sul e muito calor no restante do Brasil

Neste fim de semana uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, levando risco de temporais. Já no restante do país o tempo firme predomina e faz bastante calor, com máxima que podem passar dos 40°C.

Frente fria avança pelo sul do Brasil durante o fim de semana.

Durante a última note e madrugada, uma frente fria passou a atuar sobre o Uruguai, provocando temporais e queda de granizo pelo país e até as regiões de fronteira com o Rio Grande do Sul. A previsão é de que o sistema passe a atuar em boa parte da metade sul do estado ao longo do dia, com alerta de chuvas intensas no sul e região da campanha. Já no restante do país, a sexta-feira (30) será de bastante calor e temperaturas acima dos 40°C no Mato Grosso. Tempo mais fechado somente no leste do Nordeste, onde há previsão de chuva fraca ao longo da tarde.

Previsão para o fim de semana

No sábado (30) o tempo fica nublado e com chuva na metade norte e leste do Rio Grande do Sul, com variação da intensidade ao longo do dia. Pela manhã há previsão de chuva de moderada a forte intensidade, que podem trazer transtornos. Já na parte da tarde, chove de maneira fraca.

Em Santa Catarina, bastante nebulosidade ao longo do dia e pancadas de chuva pela manhã, somente no oeste do estado. No decorrer do dia, com o avanço da frente fria, há previsão de pancadas para todas as regiões e risco de temporais no fim do dia para as áreas mais ao sul. No Paraná, a mudança do tempo ocorre na parte da tarde, com pancadas isoladas no oeste e sudoeste no início do período. No fim do dia, há previsão de pancadas de chuva no sul e leste do estado.

No restante do país, o tempo firme predomina e o destaque fica para as temperaturas elevadas. No Sudeste, as máximas ficam entre 30 e 35°C e no Centro-Oeste acima dos 36°C, com valores que podem ultrapassar os 40°C no Mato Grosso. Condição semelhante para o estado de Rondônia, Tocantins e sul do Amazonas do Pará.

No domingo (01), a frente fria se encontra sobre o estado de Santa Catarina e pela manhã há alerta para chuvas volumosas no centro-sul catarinense. Há previsão de chuva fraca a moderada intensidade nas demais regiões. A partir do meio da tarde, há alerta de temporais no oeste, norte e leste do estado, se estendendo para oeste, sul e leste do Paraná. No Rio Grande do Sul, tempo nublado e com chuva fraca a moderada somente no norte e nordeste do estado. As temperaturas diminuem e o frio volta a atuar em boa parte da Região Sul, com exceção para o norte do Paraná, onde ainda há previsão de calor.

No restante do país, mais um dia de bastante calor e temperaturas máximas entre 30 e 35°C no Sudeste e de até 42°C no Centro-Oeste, no Mato Grosso e nas áreas mais ao sul da Região Norte. O tempo seco e as temperaturas elevadas mantêm o potencial elevado parta ocorrência de queimadas. A partir do fim da tarde, a frente fria provoca mudanças no estado de São Paulo, com aumento da nebulosidade em todas as regiões, chuva e diminuição das temperaturas no sul e leste do estado durante a noite.