Risco de temporais e queda das temperaturas no Sul

A formação de uma frente fria sobre o Sul do Brasil traz risco para chuvas volumosas e temporais em toda a Região. Destaque também para a queda das temperaturas e para a sensação de frio.

Temporais e chuvas intensas, com risco de granizo nos próximos dias para a Região Sul. Foto June 2008, South Dakota. Fonte: Atlas Obscura.

A partir da tarde desta quarta-feira (08) uma região de cavado, área de extensão de uma baixa pressão que se forma sobre o Paraguai, passa a atuar na Região Sul. Na quinta-feira (09), um sistema semelhante passa a atuar do o Rio Grande do Sul, mas agora associado a uma área de baixa pressão na Argentina, que mais para o fim do dia passa a dar origem a uma frente fria.

Esses foram os sistemas que irão atuar na Região Sul. A seguir contamos os detalhes da previsão e os destaques para todo o Brasil.

Previsão do tempo

A partir da tarde desta quarta-feira (08) há previsão de pancadas isoladas no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, e no oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, com tempo firme durante a noite. No Sudeste, a atuação de ventos que sopram do oceano, deixa o tempo nublado, com chuva fraca ao longo do dia no Espírito Santo. Nas demais áreas da Região, a previsão é de pancadas bastante isoladas a partir do meio da tarde. A mesma condição é prevista para o sul de Goiás, sudeste do Mato Grosso e para o Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira (09) há previsão de chuva isolada já no início da manhã na metade norte do Rio Grande do Sul, que ganha intensidade e se espalha pelo oeste e sul no decorrer do período, trazendo risco de chuva forte. No decorrer da tarde, as instabilidades ganham intensidade e espalham por todo o estado com riscos para temporais.

Na região metropolitana de Porto Alegre, as chuvas intensas ocorrem a partir do fim da tarde. Em Santa Catarina e no Paraná, predomínio de tempo firme, com maior concentração de nuvens nas áreas do leste. Previsão de pancadas de moderada a forte intensidade mais para o fim da tarde e noite no sul catarinense.

No Centro-Oeste e no Sudeste, sem grandes novidades. Sol entre nuvens durante boa parte do dia e em boa parte dessas regiões. A partir do meio da tarde há previsão de pancadas de chuva bastante isoladas no sul de Goiás, nordeste do Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro. No Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, tempo nublado e ocorrência de chuva fraca ao longo do dia.

Na sexta-feira (10) risco de temporais durante a madrugada e início da manhã na metade sul, leste e oeste do Rio Grande do Sul. Há potencial para transtornos causados por ventos fortes, chuvas intensas e queda de granizo. Até o fim da manhã a frente fria atinge todo o estado gaúcho, oeste e sul de Santa Catarina. Será um dia chuvoso nessas áreas e há risco para alagamentos e inundações. No Paraná, há previsão de pancadas isoladas a partir do meio da tarde, com risco de temporais localizados. Mais para a noite, os ventos de sul transportam um ar bastante frio e derruba as temperaturas no e metade sul do Rio Grande do Sul.

Tendência para o fim de semana

No sábado (11) a frente fria se mantém sobre os estado de Santa Catarina e do Paraná, deixando o dia chuvoso e frio. A mesma situação ocorre na metade sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, o sistema chega ao fim do dia e há risco de temporais.

No domingo do dias das mães (12), o sistema frontal atua sobre o Sudeste e deixa o dia nublado e com chuva alternando com períodos de melhoria em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, sul de Minas e no Triângulo Mineiro.

No leste do Paraná a condição é bastante semelhante, porém, as temperaturas ficam baixas ao longo do dia. No restante do estado, em Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul, tempo nublado sem chuva e com sensação de frio. Nas demais regiões do estado gaúcho, tempo firme e ensolarado, com temperaturas baixas ao longo do dia e sensação de bastante frio pela manhã e a partir do fim do dia.