Réveillon 2023: Como ficará o tempo na virada do ano em todo o Brasil?

Está chegando a hora de se despedir de 2022 e dar as boas vindas a 2023! A última semana de 2022 será marcada pela presença da ZCAS no Brasil, mas será que ela estará presente no momento da virada? Confira a previsão!

previsão virada de ano
Com a virada do ano chegando, hora de ficar de olho na previsão do tempo para saber como estará o tempo na hora do réveillon na sua cidade.

A combinação do calor, férias e as comemorações de virada de ano colocam muitos brasileiros na estrada para curtir a chegada do novo ano! Mas para poder curtir plenamente e com segurança, é preciso ficar atento às condições do tempo no local onde irá festejar a virada do ano.

Verão é sinônimo de calor, mas também de muitas chuvas pelo Brasil. Essas chuvas muitas vezes causam transtornos e provocam condições perigosas de viagem. As famosas chuvas de verão podem acontecer em qualquer parte do Brasil nessa época, ocorrendo de forma passageira durante a tarde e início da noite, porém, em algumas regiões as chuvas podem ser volumosas e duradouras, principalmente quando há a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Nessa semana uma ZCAS deverá provocar muitas chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Mas será que essas condições vão se manter durante a virada de ano no final de semana?

Região Sudeste

A ZCAS deverá despejar os maiores acumulados de chuva sobre o Sudeste até sexta-feira (30), porém, no sábado (31) ela continuará atuando sobre o Sudeste do Brasil de forma menos intensa, mas ainda provocando instabilidades e pancadas de chuva durante a tarde e início da noite no último dia de 2022.

As chuvas estarão presentes no momento da virada de ano em cidades do Rio de Janeiro, norte de São Paulo, sudeste e oeste de Minas Gerais.

Essas chuvas ficarão mais concentradas no norte de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Em grande parte dessas regiões as chuvas deverão ocorrer de forma mais intensa durante a tarde, já perdendo força próximo a hora da virada, com exceção da região da capital carioca e da região serrana do Rio de Janeiro, onde são esperados chuvas de intensidade moderada a forte no momento da virada.

Cidades mineiras próximas à divisa com o Rio de Janeiro também poderão registrar chuvas mais intensas na hora da virada, como é o caso da cidade de Juiz de Fora, além de cidades na porção central e oeste de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste

No Mato Grosso do Sul as chuvas deverão ocorrer mais por conta do aquecimento diurno na forma de pancadas isoladas durante a tarde e início da noite no dia 31, visto que as temperaturas poderão passar dos 30ºC em diversas cidades do estado. No momento da virada o tempo já estará mais estável e com poucas chances de chuva em grande parte do estado.

Devido a atuação da ZCAS, o tempo estará instável e com possibilidade de chuva no momento da virada de ano em algumas regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Já em Goiás e Mato Grosso, as chuvas ocorrerão durante todo o dia, devido ao posicionamento da ZCAS sobre essas regiões. Os maiores acumulados deverão ser registrados durante a tarde e início da noite de sábado, diminuindo um pouco a probabilidade de chuva no momento da virada, mas deixando o céu encoberto em toda essa região.

Região Sul

Praticamente toda a região Sul terá tempo estável e com poucas chuvas no último dia de 2022! Inclusive o dia será bem ensolarado e com temperaturas máximas passando os 30°C principalmente no oeste da região, com destaque para o oeste e sul do Rio Grande do Sul. O mesmo vale para o primeiro dia de 2023, que poderá registrar temperatura máxima de 34°C na capital gaúcha, Porto Alegre.

No Sul o tempo estará mais firme e estável durante a virada de ano, com apenas um pouco de nebulosidade no litoral de Santa Catarina e Paraná.

O céu no momento da virada deverá ser de poucas nuvens em grande parte da região Sul, com exceção da faixa litorânea entre o norte de Santa Catarina e Paraná, que poderá ter um pouco mais de nebulosidade, porém nada que atrapalhe as festividades.

Região Nordeste

Assim como a região Sul, o último dia de 2022 e a virada para 2023 deverá ser de tempo firme e quente em grande parte do Nordeste do Brasil! A tarde de sábado deverá ser bem quente, principalmente no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e interior dos estados da Paraíba e Pernambuco.

As regiões Nordeste e Sul do país deverão ter um tempo mais estável e com baixa probabilidade de chuva, ainda que fraca, durante a virada do ano.

Como consequência do calor e da umidade transportada pelos ventos de leste, pancadas de chuvas isoladas de intensidade fraca a moderada poderão ocorrer durante a tarde na faixa litorânea entre a Bahia e a Paraíba. No momento da virada a chuva poderá ocorrer de forma mais fraca em algumas cidades do litoral, como Recife, João Pessoa e Natal. No Maranhão as chuvas poderão ser mais intensas entre a tarde e noite de sábado (31), principalmente no interior do estado.

Região Norte

Na região Norte o dia 31 será marcado por temperaturas altas e chuvas que poderão ocorrer a qualquer momento do dia, mas principalmente no período da tarde. Isso também é um efeito da ZCAS, que contribui para a organização e intensificação das chuvas na região.

Na região Norte há chance de chuva na porção oeste e nordeste da região. Já no Nordeste há uma pequena chance de chuva fraca no litoral leste, entre Recife e Natal.

Durante a noite, próximo da meia-noite, as chuvas deverão se concentrar no oeste da região, oeste do Amazonas e Acre, e também na porção nordeste, como no nordeste do Pará e Amapá. O norte de Roraima também poderá registrar chuvas de intensidade moderada a forte no momento da virada, incluindo a capital Boa Vista.