Nova ZCAS causará grandes volumes de chuva na última semana do ano

A possível formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul nesta última semana de 2022 provocará muitas chuvas no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A região Sul, apesar de fora da região de atuação das ZCAS, não ficará livre das chuvas.

previsão chuva
A última semana de 2022 será de tempo fechado e com chuvas em partes do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, como na grande região de São Paulo.

As chuvas continuam sendo o principal destaque do cenário meteorológico brasileiro nos últimos dias. Mesmo no final de semana de Natal, elas não deram trégua em regiões já afetadas pelos grandes volumes de chuvas.

No sul da Bahia as chuvas voltaram a causar estragos em diversas cidades, como em Itabuna, Jequié e Medeiros Neto, neste final de semana. Em Minas Gerais, 4 pessoas morreram soterradas após um deslizamento em Antônio Dias, no Vale do Rio Doce, no domingo de Natal, outras 11 pessoas foram resgatadas.

No início desta semana, a passagem de uma frente fria pela costa do Sul do Brasil voltou a provocar chuvas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O litoral norte de Santa Catarina foi uma das regiões mais castigadas pelas chuvas na madrugada desta segunda (26). As cidades de Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí voltaram a registrar diversos pontos de alagamentos e deslizamentos.

Como ficarão as chuvas nos próximos dias?

A frente fria que provocou chuvas no Sul do Brasil na segunda agora atua na costa de São Paulo e será responsável por manter o tempo instável nesta terça-feira (27) em partes das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Esse sistema organizará as chuvas entre os estados de São Paulo, sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, que poderão ocorrer a qualquer momento do dia, principalmente entre o norte de São Paulo e sul de Minas.

Boa notícia pra uns e más notícias para outros: chuvas vão dar uma trégua ao norte de MG, ES e sul da BA, mas deverão se concentrar no sul de MG, norte de SP e RJ até a sexta-feira (30).

Apesar da frente fria já estar afastada do Sul nesta terça, o escoamento da uma alta pós frontal deixará o tempo nublado e provocará pancadas de chuvas durante a tarde e também a noite nos três estados do Sul, principalmente na faixa leste da região.

Na quarta-feira (28), o processo de formação de um sistema de baixa pressão e sua frente fria associada irá favorecer a ocorrência de chuvas em toda a região Sul. No norte do Rio Grande do Sul as chuvas poderão ocorrer na forma de tempestades mais intensas logo no início do dia. Durante a tarde e noite, conforme a frente se desenvolve e avança pela costa, as chuvas alcançarão os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Os maiores acumulados de chuva ocorrerão entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso até sexta (30), devido a formação de uma ZCAS.

A partir de quinta (29) essa frente fria passará a ficar de forma estacionária na altura da costa de São Paulo e organizará um novo corredor de umidade ou uma possível Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Diferente das anteriores, essa zona de convergência atuará mais ao sul, sobre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, partes de Mato Grosso e também de Goiás, poupando o norte de Minas Gerais, sul da Bahia e Espírito Santo, que terão tempo mais estável essa semana.

Até sexta-feira (30) são esperados altos acumulados de chuva, entre 100 e 200 mm, nas porções norte e leste do estado de São Paulo e uma pequena faixa no sul de Minas Gerais.

Essa zona de convergência poderá se manter até sábado (31), com isso os acumulados de chuva nessas regiões poderão ser volumosos, chegando a 100 mm na grande São Paulo, 80 mm no Rio de Janeiro e 150 mm em cidades no sul de Minas Gerais. No domingo (01) a zona de convergência deverá perder força e o tempo ficará mais estável no Sul, Sudeste, e Centro-Oeste do Brasil.

Tendência para o final de semana de ano novo

O próximo final de semana, que marcará a passagem de 2022 para 2023, deverá ser de poucas nuvens nas regiões Sul e Nordeste, com temperaturas mais elevadas. Já em partes do Sudeste e Centro-Oeste o final de semana deverá ser mais chuvoso e com temperaturas mais amenas.