Região Sul sob alerta de tempo severo nos próximos dias! INMET emite aviso para o risco de tempestades nos três estados

Novo alerta do INMET foi emitido para mais episódios de eventos extremos de chuva no Sul do Brasil devido a chegada de mais uma frente fria. Volume de chuva pode passar dos 100 milímetros.

A trégua das precipitações quando ocorre no Sul do Brasil, não dura muito tempo, e é justamente esse o grande impacto negativo do fenômeno El Niño mantendo as chuvas frequentes e muito expressivas. A expectativa para os próximos dias é de muita chuva de novo sobre os três estados da região, não se descartando o potencial para transtornos.

Antes da gente falar sobre os novos alertas, vamos relembrar a situação crítica vivida até o momento devido ao excesso de umidade. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o volume de chuva tem chamado a atenção nesse mês de novembro, seguindo o mesmo padrão de meses anteriores.

Na cidade de Cruz Alta, no noroeste gaúcho, o volume registrado nesse mês pelo INMET, foi de 369 milímetros, o que significa 135% a mais do que o normal esperado para este mês.

Santa Catarina e Paraná também já somam estragos e muitos prejuízos nas cidades e no campo por conta do excesso de chuva das últimas semanas. O impacto na agricultura tem sido gigante na região Sul do Brasil. Lavouras estão apodrecendo, muitas tiveram que ser replantadas, o que tem tornado a safra verão 23/24 uma grande incógnita quanto a produtividade, a custos e a quanto isso vai custar na mesa do brasileiro no ano que vem.

INMET emite novo alerta de evento extremo

Como se não bastasse as últimas chuvas que geraram transtornos e prejuízos por onde passaram, nos alertas foram emitidos para esta semana devido a chegada de outra frente fria. O sistema já deve avançar pela região Sul nesta quarta-feira (22) provocando volumes expressivos e temporais também. O risco é considerado alto para ventos, trovoadas, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

raios
Manhã de quarta-feira (22) já com potencial para temporais com grande concentração de descargas elétricas no noroeste do Rio Grande do Sul. Temporais vão se espalhar ao longo do dia.

O volume de chuva pode chegar a casa dos 100 milímetros até o final de semana, mas a chuva será mal distribuída e com intensidades diferentes ao longo da semana. Nesta quarta-feira (22) o alerta maior fica concentrado no estado gaúcho, inclusive durante a madrugada com a chegada do sistema, deixando cidades na fronteira com o Uruguai em risco.

INMET emite avisos de "Risco Significativo" de tempestades para os três estados da Região Sul.

O sistema tende a avançar rapidamente pelo Rio Grande do Sul, ou seja, logo chegará em Santa Catarina e Paraná. Na quinta-feira (23), alerta para temporais e volumes expressivos nos dois estados, o que inclui as capitais Florianópolis e principalmente Curitiba.

A partir da sexta-feira (24) a chuva perde força no Sul e avança para o Sudeste e Centro-Oeste junto com a frente fria, porém, estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ainda podem registrar outros episódios de chuva expressiva até o final de novembro, mês que já está sendo marcado por chuvas acima da média, ou seja, a anomalia será ainda maior com as próximas chuvas.

Com solo encharcado e nível de rios elevado, os impactos ainda serão negativos quanto a erosão e alagamentos. Cidades continuarão em alerta e registrando prejuízos, assim como as áreas produtoras da região. Após três anos de La Niña fazendo da seca uma realidade, agora a realidade é outra com o El Niño mantendo a região sob excesso de umidade.