Reforço do frio, chuvas intensas e umidade de deserto nesta quinta-feira no Brasil
A quinta-feira terá umidade relativa do ar chegando a nível de deserto, chuvas intensas e a chegada de massa de ar polar, que reforça o frio no Brasil.
- Veja também: Nova massa de ar polar vai trazer frio e chuva para o Sudeste a partir desta quinta-feira; confira a previsão

A quinta-feira (14) contará com diversos alertas sobre o Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) há riscos amarelos para chuvas intensas e baixa umidade relativa do ar para grandes áreas do Brasil.
Uma nova frente fria avança pelo Brasil a partir desta quarta-feira (13). O sistema terá maior impacto sobre a costa leste do Brasil. E em sua retaguarda a massa de ar polar também avança e afeta estados da Região Sul e Sudeste. O ar frio irá realizar a manutenção da massa de ar polar, com isso as temperaturas baixas durante as manhãs vão permanecer por mais alguns dias.
Frio ganha reforço a partir de quinta-feira
As temperaturas se mantêm baixas no amanhecer desta quinta-feira (14) sobre a Região Sul do Brasil. A massa de ar polar ganha reforço a partir desta quarta (13), com isso as manhãs vão permanecer geladas, não há expectativa de subida ao menos até este sábado (16).

No amanhecer de quinta-feira (14), as temperaturas mínimas no Rio Grande do Sul variam entre 3°C (região da serra gaúcha) e 10°C (região metropolitana de Porto Alegre/RS). O frio atua também sobre Santa Catarina e Paraná com temperaturas abaixo dos 8°C. Na serra as temperaturas ficam ainda mais baixas, próxima de 3°C. Desta maneira, há riscos de geadas fracas na região.
Com a circulação atmosférica transportando umidade para o leste do Sudeste, há previsão de chuvas fracas e garoas em todo o leste paulista, incluindo São Paulo/SP e região Metropolitana, e se estende para além do Rio de Janeiro/RJ. A massa de ar frio chega à região no começo da noite de quinta (14) e madrugada de sexta-feira (15), onde mantém as temperaturas amenas.

O ar frio deixa as temperaturas mais baixas no leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro nesta sexta (15). No leste de São Paulo, mínimas entre 9°C e 13°C, com máximas que não superam os 22°C, situação parecida com o Rio de Janeiro e sul de Minas. No estado fluminense, os termômetros variam entre 12°C e 25°C. Pelo lado mineiro,a sexta (15) começa com temperaturas entre 6°C e 9°C e máxima de até 24°C.
Alertas de chuvas intensas para o Norte
Apesar do padrão seco no Brasil, o extremo norte segue recebendo chuvas intensas e nesta quinta-feira (14) há alerta para a região. Por conta do transporte de umidade proveniente do Atlântico Equatorial e das temperaturas mais elevadas da região, a instabilidade toma conta de diversas áreas.

Para amanhã (14) há riscos de chuvas intensas e tempestades no período da tarde. De acordo com o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com, as chuvas mais fortes podem vir acompanhadas de descargas elétricas e são previstas para áreas do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima com potencial para gerar transtornos.
Até este domingo (17) os maiores acumulados de precipitação ficam restritos às áreas localizadas ao norte do Rio Amazonas. Confira os volumes para algumas capitais:
- Manaus/AM - 15,7 mm
- Boa Vista/RR - 26,9 mm
- Belém/PA - 28 mm
A exemplo disso, os volumes chegam aos 50 mm no noroeste do Amazonas e aos 60 mm no extremo norte de Roraima. Previsão de chuva intensa também para o Amapá, onde Macapá/AP tem previsão de 42 mm de chuva até o domingo (17).
Umidade a nível de deserto no Brasil
Que o atual período é de estiagem sobre boa parte da região central do Brasil, todos nós sabemos. No entanto, a baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias incomoda muitos moradores, devido aos problemas respiratórios provocados pelo baixo índice.

Nesta quinta-feira (14) os indícios são de que a umidade fique parecida e até mesmo inferior com as que são registrados no deserto, onde a umidade relativa do varia em média entre 14% e 20%. Áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais tem previsão de apenas 12% de umidade relativa do ar.
Os baixos índices de umidade do ar não ficam concentradas apenas no Centro-Oeste do Brasil, norte do Paraná, oeste da Bahia e boa parte do sertão nordestino também terá umidade relativa do ar próximo ao que é registrado no desertos com apenas 20 %.