Nova massa de ar polar vai trazer frio e chuva para o Sudeste a partir desta quinta-feira; confira a previsão
Após dias de sol e temperaturas máximas em elevação, uma nova massa de ar polar vai chegar à região Sudeste do Brasil com muita nebulosidade, chuva fraca e a manutenção do frio.

Diferente dos últimos anos, o inverno de 2025 vem sendo bastante característico, com a persistência de temperaturas frias por períodos prolongados. Ainda sob efeito da última massa de ar polar, dezenas de cidades registraram geada nos últimos 5 dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A geada não ficou restrita somente à região Sul, tendo ocorrido também nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Entre terça (12) e quarta-feira (13) o sol voltou a aparecer na maior parte da região Sudeste, com as temperaturas máximas entrando em elevação na faixa na faixa leste, afetada pela massa de ar frio. Contudo, uma nova massa de ar polar começa a avançar a partir desta quinta-feira (14), trazendo de volta a nebulosidade com possibilidade de chuva fraca.
A nova massa de ar polar deve manter as temperaturas mínimas frias e conter a elevação das temperaturas máximas, com o retorno das tardes frias. Confira os detalhes.
Semana termina com nebulosidade e tardes frias
O amanhecer da quinta-feira (14) será frio, com temperaturas mínimas abaixo dos 10°C no sul de São Paulo e na região Serrana do Rio de Janeiro. Nas demais áreas dos dois estados, as temperaturas mínimas variam entre 12°C e 17°C. A maior diferença será sentida na parte da tarde, uma vez que os termômetros não sobem muito por conta do céu nublado, diminuindo a amplitude térmica e trazendo a sensação de frio.

Na faixa leste, que se estende desde o sul de São Paulo, passando pela capital paulista, até a região de Volta Redonda (RJ), as temperaturas máximas serão entre 13°C e 20°C, representando anomalias de 8°C abaixo da média em algumas áreas.

Na sexta-feira (15) o padrão é bastante semelhante, e durante a tarde as temperaturas serão abaixo da média em praticamente todo o estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde os termômetros não devem ultrapassar os 10°C nas áreas mais elevadas da serra, representando 10°C abaixo da média.
Como serão as chuvas?
A quinta-feira (14) terá tempo encoberto pela manhã no sul de São Paulo, metade sul do Rio de Janeiro, metade norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. A nebulosidade tende a aumentar em toda a faixa leste da região ao longo do dia, com possibilidade de chuva ao longo da manhã no sul de São Paulo, se espalhando pela faixa leste até o Espírito Santo ao longo do dia, principalmente à noite.

A chuva deve persistir na sexta-feira (15), afetando toda a faixa leste de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde a chuva pode ser mais intensa em alguns momentos.
Alerta de baixa umidade do ar no interior
Enquanto a faixa leste do Sudeste terá muita umidade nos próximos dias, a região do interior está sob alerta para valores críticos de umidade relativa do ar. Os valores mais críticos previstos para a quinta-feira (14) estão entre 10% e 25%, abrangendo toda a metade oeste de São Paulo e de Minas Gerais.

A baixa umidade relativa do ar é um risco à saúde, podendo causar ressecamento das mucosas, irritação nos olhos, nariz e garganta, além de aumentar o risco de problemas respiratórios e agravar doenças como asma e bronquite. Especialistas recomendam beber bastante água, evitar atividades físicas intensas nas horas mais quentes do dia, umidificar ambientes e redobrar os cuidados com idosos e crianças.