Quinta-feira com frente fria e risco de chuvas muito intensas: 18 estados estão em alerta; veja a lista

Conforme a frente fria avança, nuvens de tempestade se espalham pela Região Sul, Sudeste e por parte do Centro-Oeste. Nesta quinta-feira há risco de chuvas intensas e volumosas para essas áreas.

    Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil a partir desta quarta-feira (02), o sistema se formou durante esta manhã e provoca chuvas intensas e tempestades sobre boa parte do país, nos próximos dias.

    A frente fria vai seguir se deslocando em direção ao oceano Atlântico, mas ainda influencia o tempo sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nesta quinta-feira (03) o sistema vai se encontrar na altura do estado de São Paulo e forma um canal de umidade sobre áreas do Paraná, São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul.

    Este canal de umidade proporciona e alimenta a formação de nebulosidades sobre a região o que acarreta na possibilidade de tempestades e chuvas muito intensas.

    O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de chuvas intensas e tempestades para 18 estados, dentre eles:

    Conforme o mapa, nas áreas em amarelo e laranja é necessário adotar medidas de segurança principalmente quando há riscos de transtornos e prejuízos. Algumas dessas precauções são: não se abrigar debaixo de árvores, desligar aparelhos elétricos e evitar ruas alagadas.

    INMET emite alertas amarelo e laranja para 18 estados brasileiros.
    INMET emite alertas amarelo e laranja para 18 estados brasileiros.

    A seguir a previsão do tempo com mais detalhes para esta quinta-feira (03).

    Frente fria eleva o risco de chuvas muito intensas sobre o Centro-Sul

    De acordo com o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com, o amanhecer de quinta-feira (03) terá muita nebulosidade e pancadas de chuva isoladas sobre a Região Sul, principalmente sobre o norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. A intensidade da precipitação varia de fraca a moderada e por um curto período de tempo.

    As chuvas também vão ocorrer no Norte do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue aumentando o acumulado de precipitação na região, o oeste do Amazonas e a área central do Acre devem registrar pancadas de chuva um pouco mais intensas.

    Nebulosidade e chuva prevista para a tarde de quinta-feira (03).
    Nebulosidade e chuva prevista para a tarde de quinta-feira (03).

    O Sudeste amanhece sob nebulosidade em boa parte da região podendo registrar garoas no início da manhã. O problema maior será no período da tarde. As chuvas se espalham pela região, conforme a frente fria avança e empurra o ar quente e úmido para cima, a formação de tempestades e de chuvas muito intensas será certa.

    O litoral de São Paulo e o Grande Rio, Região Serrana e Metropolitana, deverão ficar atentos, pois é prevista muita chuva nessas áreas. As chuvas também vão atingir o leste de Santa Catarina e do Paraná, onde há previsão de chuvas intensas e alerta amarelo emitido pelo INMET.

    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de quinta-feira (03), segundo o modelo ECMWF.
    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de quinta-feira (03), segundo o modelo ECMWF.

    A frente fria vai aumentar os riscos de chuvas intensas também no sul do Mato Grosso do Sul, cidades como Dourados/MS e Amambaí/MS tem risco de chuvas intensas com potencial para transtornos para a tarde de amanhã (03).

    Outras áreas do Brasil vão registrar precipitação, mas devido a atuação da ZCIT, boa parte da região norte do Nordeste, principalmente o litoral entre Rio Grande do Norte e Maranhão, terão chuvas nesta quinta-feira (03). O mesmo ocorrerá na região Norte, a chuva se espalha pelos estados na tarde desta quinta-feira (03).

    Mapa de precipitação acumulada entre quarta (02) e quinta-feira (03).
    Mapa de precipitação acumulada entre quarta (02) e quinta-feira (03) e índice de evento extremo.

    O índice de eventos extremos fica moderado para esta quinta-feira (03) sobre o leste de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o que indica que temos as chances de chuvas intensas com potencial para gerar prejuízos e danos à população dessas regiões.

    O acumulado de precipitação entre quarta-feira (02) e quinta-feira (03) será maior na região Sul do Brasil e à medida que o sistema avança pelas outras regiões, o volume de chuva irá aumentar. Na capital paulista o acumulado em 48 horas fica próximo de 30 mm e de 21 em Curitiba. Na capital roraimense, Boa Vista, a ZCIT provoca chuvas de até 40 mm e de 30 mm em Manaus.