Queda das temperaturas no Centro-Sul e chuvas no Nordeste

Nos próximos dias as temperaturas diminuem no Centro-Sul e trazem sensação de frio desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. Já as chuvas diminuem e ocorrem mais no Centro-Norte do país.

Essa paisagem passa a ser comum no Centro-Sul do Brasil, principalmente na Região Sul.

Neste início de semana uma massa de ar mais fria consegue avançar até o Sudeste e diminuir as temperaturas em todo o Centro-Sul. Sensação de frio deste o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. Há previsão de chuva de fraca a moderada intensidade no Centro-Oeste e no Sudeste. Já no Norte e no Nordeste, as chuvas ocorrem com maior intensidade.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (29), a frente fria que provocou bastante chuva e ventos fortes no Sul e no Sudeste durante o fim de semana, se encontra entre o estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Assim, o tempo fica nublado e com ocorrência de chuva fraca alternando com períodos de melhoria no estado capixaba, na metade norte de Minas Gerais e no leste de Goiás.

Devido aos ventos de sul, o sol aparece entre muitas nuvens na faixa leste, que vai do norte de Santa Catarina até o Rio de Janeiro, com ocorrência de chuvisco no leste paranaense e no sul paulista. Já no Mato Grosso e no restante de Goiás, a previsão é de pancadas isoladas e de moderada intensidade na parte da tarde. Nas demais áreas do Sul, Centro-Oeste e Sudeste, o tempo firme predomina, com temperaturas amenas que trazem sensação de frio pela manhã e a partir do fim do dia.

Na terça-feira (30) há poucas mudanças. No Sul, o tempo firme predomina com dia mais nublado apenas no leste do Paraná e nas áreas mais ao norte de Santa Catarina. As temperaturas ficam amenas ao longo do dia e faz frio pela manhã e a partir do fim da tarde. No Sudeste, o tempo fica mais fechado em toda a faixa leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e na metade norte de Minas Gerais. Previsão de chuva fraca a moderada intensidade nos territórios mineiro e capixaba.

No Centro-Oeste as chuvas se espalham pela Região na parte da tarde, mas não há potencial para temporais. Previsão de pancadas isoladas no Mato Grosso, Goiás, centro, oeste e norte do Mato Grosso do Sul. Já no Norte previsão de chuva em toda a Região, com maiores acumulados para o norte do Pará e o leste do Amapá, devido à atuação da ZCIT. Esse mesmo sistema mantém o tempo instável no norte do Nordeste, onde também chove de forma volumosa.

Na quarta-feira (01) o tempo muda na Região Sul, devido à atuação de um cavado (região de prolongamento de uma baixa pressão). A nebulosidade aumenta em boa parte da Região, com previsão de chuva moderada já pela manhã no oeste e norte do Paraná, e de fraca intensidade no leste de Santa Catarina, nordeste e leste do Rio Grande do Sul.

Esse mesmo sistema provoca aumento das da nebulosidade no estado de São Paulo e das chuvas no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso, onde há risco para temporais. No Norte e no Nordeste a ZCIT não dá trégua. Mais um dia de tempo instável em toda faixa norte do país, com ocorrência de chuvas volumosas.