Queda das temperaturas em boa parte do Brasil

Nos próximos dias uma frente fria consegue se deslocar livremente, provocando mudanças nas condições do tempo até a Região Norte. Massa de ar polar também passa a atuar e há potencial parra formação de geadas.

Frente fria ganha amplitude e muda o tempo nos próximos dias em boa parte do País. Destaque para o frio que chega até a Região Norte.

Nesta quinta-feira (09) a frente fria se encontra sobre o estado de São Paulo, mas deixa o tempo instável em varias regiões. A previsão é de tempo nublado e chuvoso em todo o território paulista, Rio de Janeiro, sul e oeste de Minas Gerais, com maiores volumes ocorrendo na parte da tarde no leste de São Paulo, e tempo mais firme no fim do período no sul e meio oeste do estado. Em Minas Gerais, as chuvas ficam concentradas na metade sul do estado, se estendendo um pouco ao norte de Belo Horizonte. Nas demais áreas, o que se observa é somente aumento da nebulosidade.

No Centro-Oeste o dia começa bastante nublado em toda a Região e com ocorrência de chuva fraca somente no sul do Mato Grosso, norte e leste do Mato Grosso do Sul. A partir do fim da manhã, devido ao deslocamento da frente fria, o tempo passa a ficar mais firme no sul do Mato Grosso do Sul e o sol aparece em todo o estado na parte da tarde. Previsão de chuva fraca a moderada somente para a metade sul de Goiás.

No Sul, muita nebulosidade pela manhã em toda a Região, com chuva fraca no norte pioneiro e leste do Paraná e no leste do Rio Grande do Sul. A partir do fim da manhã o tempo começa a ficar mais firme em Santa Catarina e no Paraná, no entanto, no estado gaúcho, ainda o tempo segue bastante nublado e com ocorrência de chuva fraca. Condição esta que passa a ser observada, também, no oeste e sul catarinense.

Mas o destaque na quinta-feira (09) é para a queda das temperaturas. O frio provocado pela massa de ar polar na Argentina é transportado até o norte do Mato Grosso pelos ventos de sul, e a sensação de frio já poderá ser sentida no início da manhã, e de forma mais intensa na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul.

Sexta-feira e o fim de semana

Na sexta-feira (10) o predomínio é de tempo firme no Mato Grosso do Sul, São Paulo e na Região Sul, com tempo nublado e chuva fraca somente no centro, sul e leste do Rio Grande do Sul. Em Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, o tempo fica nublado, com maior densidade de nuvens nos territórios goiano e mineiro, com ocorrência de chuva fraca intercalando com períodos de melhoria. A massa de ar polar avança e o frio ganha intensidade, chegando até o estado do Acre.

No fim de semana a frente fria já se afasta mais para o oceano, favorecendo o avanço da massa de ar polar. No sábado (11) o frio ganha intensidade e há potencial para formação de geada no norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Predomínio de tempo firme, com previsão de chuva para o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e sul do Rio Grande do Sul. No domingo (12), o frio diminui no Sul e aumenta no Centro-Oeste e Sudeste. Previsão de tempo nublado e chuva fraca para o norte mineiro, estado de Tocantins e oeste da Bahia.