Quando volta a chover no Sul do Brasil? Nova mudança do tempo já tem data; confira os estados afetados

Após dias de sol, a chuva volta ao Sul do Brasil a partir do fim de semana. Confira quando a mudança no tempo ocorrerá no RS, SC e PR e onde há risco de temporais.

Após dias de trégua e com predomínio de sol, a chuva já tem data para retornar.
A trégua na chuva será temporária no Sul do Brasil.

O mês de setembro iniciou com chuva acima da média na Região Sul do Brasil, exceto pelo estado do Paraná, que apresenta anomalia negativa de precipitação.

Anomalia de precipitação no Brasil entre 1 e 9 de setembro. Créditos: CPTEC/INPE.
Anomalia de precipitação no Brasil entre 1 e 9 de setembro. Créditos: CPTEC/INPE.

Após uma sequência de dias com chuva, o Rio Grande do Sul terá predomínio de sol até o final da semana. Em Santa Catarina e no Paraná, a nebulosidade aumentará na quinta-feira (11), podendo ter pancadas de chuva na porção oeste de ambos os estados. A sexta-feira (12), no entanto, será de predomínio de sol nos três estados.

Apesar do sol e das temperaturas em elevação ao longo dos próximos dias, uma nova frente fria irá se formar ao longo do fim de semana, quando voltará a chover na região Sul. Confira os detalhes.

Rio Grande do Sul: chuvas intensas e risco de tempestades

No Rio Grande do Sul a nebulosidade começa a aumentar a partir do sábado (13), que será de tempo encoberto em todo o estado, com baixa probabilidade de chuva. No domingo (14), porém, a chuva retorna na porção norte do Rio Grande do Sul, onde há previsão de tempestades.

Previsão de tempestades neste domingo (14), de acordo com o ECMWF.
Previsão de tempestades neste domingo (14), de acordo com o ECMWF.

Com o processo de formação de uma nova frente fria e o abaixamento da pressão atmosférica na forma de um cavado, a segunda-feira (15) será de chuva em todo o estado gaúcho.

Previsão de chuva neste domingo (14), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva neste domingo (14), de acordo com o ECMWF.

A chuva será mais intensa na porção Oeste e Campanha, onde estão vigentes alertas de tempestades com potencial de severidade. Ao longo da terça-feira (15), ainda há previsão de chuva no leste e nordeste do Rio Grande do Sul.

Santa Catarina: entre chuva fraca e tempestades

No estado catarinense o retorno da chuva está previsto para o domingo (14), principalmente na metade oeste do estado. Essa chuva será mais pontual e na forma de tempestades, podendo afetar também o norte do estado, na região de Itaiópolis (SC).

Previsão de chuva nesta segunda-feira (15), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva nesta segunda-feira (15), de acordo com o ECMWF.

Na segunda-feira (15), porém, a chuva será mais abrangente. Com previsão de início da chuva ainda pela manhã no sul e no oeste do estado, ao longo do dia a chuva avança sobre todo o território catarinense.

Há risco de tempestades na região central, entre Concórdia, Videira, Curitibanos e Lages. Na terça-feira (16) a chuva diminui, deixando a possibilidade apenas de chuva fraca.

Paraná: risco de tempestades pontuais

No Paraná, ao contrário dos demais estados, ainda há previsão de chuva com risco de tempestades pontuais entre quinta (11) e domingo (14). Até o sábado (13) as tempestades ocorrerão pontualmente na região Oeste paranaense, enquanto no domingo (14) a região mais favorável é o centro-leste do estado.

Previsão de chuva na terça-feira (16), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva na terça-feira (16), de acordo com o ECMWF.

Na segunda-feira (15) a tendência é que a chuva ocorra em todo o estado, começando pela porção oeste e sul, e se espalhando no restante do território entre a noite de segunda (15) e ao longo da terça-feira (16).

Volume de chuva na próxima semana

Além da chuva no início da semana, outro sistema frontal está previsto atuar a partir da quinta-feira (18), especialmente no Rio Grande do Sul. O estado gaúcho terá os maiores volumes acumulados até o sábado (20).

Previsão de chuva acumulada até sábado (20), de acordo com o ECMWF.
Previsão de chuva acumulada até sábado (20), de acordo com o ECMWF.

Na maior parte dos três estados a precipitação está prevista ficar abaixo dos 30 mm até o final da próxima semana, mas na região da Campanha Gaúcha os acumulados podem se aproximar e, pontualmente, ultrapassar os 100 mm.