Frente fria, ciclone e ar polar deixam alertas na Região Sul; confira a previsão

Sinal de alerta para a Região Sul do Brasil. A presença de frente fria, ciclone e ar polar deixa a região em atenção no decorrer desta semana.

    O sábado (6) e o domingo (7) contaram com pancadas de chuva em grande parte de Santa Catarina e do Paraná. Os maiores volumes, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ocorreram sobre o estado catarinense com quantidades que superaram os 40 mm.

    A formação de um ciclone e de uma nova frente fria deixa o Sul do Brasil em alerta neste início de semana. Há riscos de chuvas intensas e de tempestades sobre os estados da região. Além disso, a presença de ar polar mantém as temperaturas amenas.

    O começo desta semana não será muito diferente, já que um novo ciclone se forma no decorrer desta segunda-feira (8) e trará alertas para os 3 estados da Região Sul e 1 do Centro-Oeste. Confira a previsão do tempo com mais informações para os próximos dias.

    Riscos de chuvas intensas e tempestades

    A semana começa com a formação de um novo ciclone no decorrer desta segunda-feira (8). Enquanto o sistema não se consolida, a baixa pressão perturba a atmosfera e deixa o tempo instável sobre uma grande região do Rio Grande do Sul e alguns pontos de Santa Catarina.

    Previsão de precipitação, nebulosidade e pressão a nível médio do mar para terça-feira (9).
    Previsão de precipitação, nebulosidade e pressão a nível médio do mar para terça-feira (9).

    Chuvas intensas devem ser registradas sobre o sudoeste do estado gaúcho, atenção nas cidades de Alegrete/RS, Itaqui/RS e São Gabriel/RS.Nas primeiras horas desta terça (9), o sistema frontal e o ciclone estarão bem definidos, e com isso avançam sobre outras áreas do país.

    Ainda durante a madrugada, há riscos de tempestades isoladas acompanhadas de trovoadas e com possibilidade de queda de granizo sobre o norte gaúcho, oeste catarinense e paranaense, além do sudoeste do Mato Grosso do Sul.

    A terça-feira (9) amanhece com muitas nuvens sobre o centro-sul do Brasil. Chuvas intensas e riscos de tempestades são previstos para a serra gaúcha e catarinense e porção central do Paraná. As chuvas um pouco mais fortes também chegam às capitais como Florianópolis/SC e Porto Alegre/RS durante a manhã. Em Curitiba/PR, a precipitação ocorre de forma mais leve.

    Precipitação acumulada prevista entre segunda (8) e terça-feira (9).
    Precipitação acumulada prevista entre segunda (8) e terça-feira (9).

    O ciclone se afasta do continente no período da tarde e desta maneira, a frente fria perde força sobre o Brasil. No entanto, pancadas de chuva com fraca intensidade são previstas para locais isolados no leste do Paraná e litoral de Santa Catarina.

    Confira a lista com a previsão dos volumes acumulados para as capitais:

    • Porto Alegre/RS - 57 mm
    • Florianópolis/SC - 21 mm
    • Curitiba/PR - 8 mm

    Os maiores volumes vão ocorrer sobre o Sul do Rio Grande do Sul, na região próxima ao Uruguai, os volumes superam os 70 mm. Em Santa Catarina, a quantidade de chuva varia entre 15 e 55 mm. Boa parte do Paraná também irá registrar chuvas, os volumes são menores e variam entre 5 e 32 mm.

    Ar frio mantém manhãs mais frias no Sul

    Após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar que acompanha o sistema irá avançar pelos estados da Região Sul e realizar a manutenção das temperaturas amenas durante as manhãs e também não permitindo a elevação brusca das temperaturas máximas durante a tarde.

    Anomalia de temperatura em 850 hPa para esta terça-feira (9).
    Anomalia de temperatura em 850 hPa para esta terça-feira (9).

    Nesta terça-feira (9), as temperaturas mínimas variam entre 11°C e 16°C sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, mínimas mais altas entre 16°C e 20°C. Enquanto que a tarde, municípios do nordeste gaúcho tem máxima prevista de apenas 16°C. Temperatura amena sobre a serra catarinense com máxima de 13°C em São Joaquim/SC.

    As temperaturas diminuem na quarta-feira (10). Há possibilidade de geadas sobre a serra catarinense onde as temperaturas chegam a 3°C, situação parecida com o que é previsto para o lado gaúcho na porção norte do estado, com mínimas inferiores a 5°C, e no sul paranaense.

    Temperatura mínima prevista para a manhã de quarta-feira (10).
    Temperatura mínima prevista para a manhã de quarta-feira (10) mostra mínimas inferiores a 5°C sobre a serra gaúcha e catarinense.

    As temperaturas mínimas ficam abaixo dos 8°C próximo à divisa com o Uruguai, oeste gaúcho e catarinense. Nas demais cidades do Paraná, mínimas variando entre 10°C e 13°C. Com máximas entre 21°C e 24°C em grande parte da região Sul, exceção pelo norte paranaense com máximas de até 28°C.

    Final da semana com tempo mais estável

    A tendência é de que o tempo volte a firmar a partir desta quarta-feira (10). Não há previsão de chuvas intensas sobre o Sul do Brasil, mas pancadas leves podem ocorrer de formas pontuais sobre o oeste do Paraná e de Santa Catarina. Os dias terão momentos de sol forte e também de tempo parcialmente nublado.

    As temperaturas ficam em limiares confortáveis nesta quinta (11) com mínimas entre 6°C e 12°C para toda a Região. Durante o período da tarde as máximas ficam entre 19°C (São Joaquim/SC) e 32°C (Maringá/PR).

    Temperatura máxima prevista para sexta-feira (12).
    Temperatura máxima prevista para sexta-feira (12), segundo o modelo ECMWF.

    Na sexta-feira (12), a massa de ar frio ganha reforço sobre o litoral da Região Sul, e isso reacende a possibilidade de geadas sobre as áreas mais altas da região. As mínimas variam entre 2°C, na serra catarinense, e 17°C no noroeste do Paraná. Em grande parte do território gaúcho e catarinense, mínimas entre 8°C e 10°C.

    As máximas não sobem tanto e ficam próximas de 17°C em Porto Alegre/RS e Curitiba/PR e 18°C em Florianópolis/SC. Na porção oeste do Sul do Brasil máximas de até 22°C, caso de Chapecó/SC e São Borja/RS.