Quando termina a onda de calor? Início da semana ainda com chance de temperaturas de até 46°C na Região Sul

A Região Sul do país continua sob alerta para a atuação de intensa onda de calor até a próxima semana. Alguns modelos preveem temperaturas de até 46°C no Rio Grande do Sul na segunda-feira.

O Sul do Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul, vem sendo assolado por uma intensa onda de calor nos últimos dias, tendo registrado sua maior temperatura da história, desde o início das medições, na última quarta-feira (05). Infelizmente, o alerta de temperaturas extremas está mantido até a próxima semana, que pode ter máximas ainda mais elevadas.

Devido às temperaturas extremas, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de grande perigo para a maior parte do território gaúcho e aviso de perigo para a faixa leste do estado, se estendendo pelo litoral de Santa Catarina, como mostrado abaixo.

inmet
Mapa de avisos do INMET válido para sábado (08) indicando grande perigo por onda de calor no Rio Grande de Sul e perigo no litoral de Santa Catarina.

Ondas de calor são definidas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como períodos de pelo menos cinco dias consecutivos em que a temperatura máxima diária supera em pelo menos 5°C a média climatológica do período de referência para a região. Segundo a OMM, as ondas de calor estão entre os fenômenos meteorológicos extremos mais perigosos, podendo causar impactos significativos na saúde, na sociedade, no meio ambiente e na economia.

Tendências de até 6°C acima da média para a próxima semana

De acordo com o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com, o europeu ECMWF, as temperaturas da semana entre os dias 10 e 17 de Fevereiro irão continuar muito altas sobre o sul do continente. O mapa abaixo mostra a anomalia de temperatura para a semana, onde a escala de cores em laranja indica temperaturas acima da média e, em azul, abaixo da média.

Nota-se uma bolha de ar quente sobre a Argentina e Paraguai, que estenderá seus efeitos sobre o Rio Grande do Sul. Os maiores desvios positivos de temperatura representados no mapa mostram valores de 3°C a 6°C acima da média, alcançando principalmente a porção oeste e central do estado.

anomalia
Anomalia de temperatura prevista pelo modelo ECMWF para a semana entre 10 e 17 de Fevereiro, mostrando a atuação de uma bolha quente sobre a Argentina, Paraguai e Rio Grande do Sul.

Embora os maiores desvios positivos de temperatura estejam previstos para o centro e oeste do Rio Grande do Sul, toda a região Sul e grande parte da metade leste do país terá temperaturas de até 3°C acima da média. Inclusive, também há previsão de anomalias de até 6°C em uma faixa que se estende entre as regiões Nordeste e Sudeste. A região Norte, pelo contrário, terá temperaturas levemente abaixo da média, principalmente por conta da nebulosidade associada à chuva.

Temperaturas máximas podem chegar aos 46°C

As temperaturas elevadas, que não têm dado trégua aos gaúchos, sobem ainda mais a partir de sábado (08) e devem alcançar o ápice entre segunda-feira (10) e terça-feira (11). As temperaturas máximas irão alcançar valores próximos ou acima dos 40°C em grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo a capital e a Região Metropolitana de Porto Alegre nos próximos dias.

O mapa abaixo mostra a previsão de temperatura máxima (15h) para segunda-feira (10) de acordo com o modelo ECMWF, e mostra que as temperaturas mais extremas irão ocorrer na faixa central do Rio Grande do Sul, que se estende desde a capital até a fronteira oeste, em Uruguaiana.

temp
Previsão de temperatura máxima (15h) segunda-feira (10), de acordo com o modelo ECMWF.

De acordo com o ECMWF, as temperaturas máximas se aproximam dos 40°C em Porto Alegre e Região Metropolitana, assim como na região central, em Santa Maria e também na fronteira oeste. Porém, o ECMWF subestimou as temperaturas máximas da quarta-feira (05), que alcançaram quase 44°C em Quaraí, na região da Campanha. Ou seja, o modelo previu máximas inferiores ao que foi observado. Neste caso, quem acertou a previsão foi o modelo global GFS.

No início da semana trouxemos por aqui a discussão a respeito da variedade de modelos meteorológicos existentes e apresentamos a comparação da previsão entre ECMWF e GFS, utilizando a tendência do GFS para extrapolar para cima as máximas do ECMWF. Com base nesse histórico recente, onde o GFS capturou melhor as temperaturas máximas, apresentamos abaixo sua previsão assustadora para a segunda-feira (10): máximas de 46°C na região central do estado, 43°C em Novo Hamburgo, na região metropolitana, e 45 em Uruguaiana.

temp
Previsão de temperatura máxima (15h) segunda-feira (10), de acordo com o modelo global GFS.

As máximas permanecem muito elevadas e extremas até, pelo menos, quarta-feira (12), com temperaturas ao redor dos 40°C em grande parte do Rio Grande do Sul. A partir de quinta-feira (13) uma frente fria avança sobre a região Sul, trazendo tempestades severas e o alívio do calor extremo.

As temperaturas previstas para os próximos dias no Rio Grande do Sul são consideradas extremas e absolutamente perigosas para a saúde. Para enfrentar ondas de calor:

  • Evite sair ou se expor ao sol nos horários mais quentes, dando preferência à sombra ou a locais frescos por algumas horas ao dia;
  • Evite levar animais de estimação para passear nos horários mais quentes do dia, ofereça água fresca para animais domésticos e de rua, sempre que possível;
  • Mantenha a casa ventilada à noite e fechada durante o dia para barrar o calor.
  • Use roupas leves, tome banhos frios e mantenha-se hidratado, bebendo água regularmente;
  • Nunca deixe crianças ou animais em veículos estacionados e evite nadar sozinho, proteja bebês do calor sem cobrir carrinhos com tecidos secos;
  • Fique atento a idosos e pessoas vulneráveis, além de sinais de desidratação, como tontura e fraqueza, buscando ajuda médica se necessário.

Continue acompanhando as atualizações da previsão do tempo com o time de especialistas da Meteored | Tempo.com.