Sudeste vai enfrentar intenso calor neste sábado, 27: máximas de 40°C em boa parte da região

Uma onda de calor provocada por VCAN fará as temperaturas aumentarem drasticamente em todo o Sudeste ao longo da semana, culminando num calor de 40°C em vários municípios de SP e RJ no sábado.

Fotografia de cidade sendo atingida por onda de calor.
Onda de calor fará as temperaturas aumentarem drasticamente em todo o Sudeste (especialmente Rio de Janeiro e São Paulo), culminando num calor de 40°C no sábado.

Ao longo desta semana, a região sudeste está sob influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que atua no sentido de formar um bloqueio atmosférico e dificultar a formação de chuvas em diversos estados, inclusive São Paulo e Rio de Janeiro.

O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) é um sistema que atua nas camadas mais altas da atmosfera e é caracterizado por ventos em rotação ciclônica. Enquanto o sistema inibe precipitação na região central, ele pode também favorecer chuvas na sua periferia.

Com a baixa probabilidade de chuvas na região, a tendência é de que as temperaturas aumentem de maneira significativa nos próximos dias. Graças à essa situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de onda de calor que compreende o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro e também porções de Minas Gerais e Espírito Santo.

Onda de calor atinge no Sudeste na semana de Natal

Na maior parte do Sudeste do Brasil, embora pancadas rápidas e pouco intensas de chuva possam se formar de maneira localizada durante a tarde com o aquecimento atmosférico, o tempo permanecerá predominantemente firme e seco ao longo da semana de Natal.

Previsão de ventos, nebulosidade e chuva na quinta-feira.
Previsão de ventos, nebulosidade e chuva na quinta-feira durante a tarde exibe condição geral no sudeste: poucas nuvens, tempo firme, sol e uma baixa chance de chuvas pontuais.

Com a baixa formação de nebulosidade, a radiação solar intensa continuará causando um aquecimento expressivo das temperaturas na superfície ao longo da semana. Essa situação culminará em um calor muito intenso no sábado (27).

Já neste feriado de Natal (quinta-feira dia 25), o Sul do Rio de Janeiro registrará temperaturas de 40°C, assim como alguns municípios ao norte de São Paulo. As temperaturas continuarão aumentando nos dias seguintes.

Com o calor crescente ao norte de São Paulo, as temperaturas máximas no sábado (27) chegam a 40°C - especialmente entre municípios que incluem desde Ribeirão Preto e São José do Rio Preto até Três Lagoas. Na capital paulista, as temperaturas podem chegar a até 37°C.

Previsão de temperaturas máximas no sábado.
Previsão de temperaturas máximas no sábado mostra que diversos pontos de São Paulo e do Rio de Janeiro registrarão onda de calor severa, com temperaturas altíssimas de até 40°C.

Entre o Sul e a região Metropolitana da capital do Rio de Janeiro, as temperaturas também chegam a valores de até 40°C no sábado (27) - especialmente no vale do Rio Paraíba do Sul, entre municípios como Barão de Juparanã e Barra do Piraí.

Em Minas Gerais e no Espírito Santo, previsões numéricas também indicam que diversos municípios chegarão a temperaturas de 38°C e 39°C - que também podem extrapolar pontualmente para 40°C em diversos municípios.

Chuvas aliviam ligeiramente o calor a partir do Domingo

Com o avanço de uma frente fria entre o domingo (28) e a segunda-feira (29), chuvas e nuvens voltam a se formar com maior frequência e intensidade sobre a região Sudeste. Com isso, as temperaturas tendem a cair ligeiramente nos municípios atingidos pela precipitação.

Previsão de nebulosidade e chuva na segunda-feira durante a tarde.
Previsão de nebulosidade e chuva na segunda-feira durante a tarde mostra chuvas se formando de maneira mais abrangente sobre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Ainda assim, as temperaturas continuam chegando a valores próximos dos 36°C em São Paulo e no Rio de Janeiro. No norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, as temperaturas ainda aumentam até a segunda-feira (29), chegando a 40°C em diversos municípios.

Essa situação fará com que as festas de fim de ano ocorram sob muito calor e tempo seco - Impulsionando, inclusive, a formação de incêndios florestais e problemas de saúde (especialmente na população de risco, como enfermos, idosos e moradores de rua).