Onda de calor continua na Região Sul: INMET emite alerta vermelho de grande perigo

Uma intensa onda de calor atinge o Rio Grande do Sul e continuará atuando ao longo dos próximos dias. Recordes de temperatura estão sendo batidos e alertas de perigo foram emitidos pelo INMET devido ao calor extremo e baixa umidade do ar.
Uma intensa onda de calor está atingindo a região Sul ao longo dos últimos dias. Nesta última quarta-feira (05), a cidade de Quaraí registrou uma temperatura máxima de 43,8ºC, que se estabeleceu como recorde de maior temperatura já registrada no Rio Grande do Sul desde 1910, quando as medições começaram a ser realizadas.
Além disso, diversos outros municípios do Rio Grande do Sul registraram temperaturas superiores a 40ºC nesta última quarta-feira, como Santiago (40,3ºC), Uruguaiana (40,1ºC) e Alegrete (40,0ºC).

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas vermelhos de grande perigo devido à intensa onda de calor na região. As temperaturas seguem atingindo valores pelo menos 5ºC acima da média por um período superior a 5 dias, o que traz riscos para a saúde.
Nesta sexta-feira (07), as previsões indicam temperaturas máximas de pelo menos 37ºC durante a tarde, que podem atingir valores de 40ºC ou mais em municípios localizados do Rio Grande do Sul, especialmente na porção oeste do Estado.

Apesar de um breve retorno das chuvas no final desta semana, diversos municípios gaúchos continuarão registrando temperaturas altas nos próximos dias, e previsões indicam que a situação pode piorar.
Condições de tempo quase desérticas
Além das altas temperaturas, a umidade relativa está atingindo valores baixos entre 21% e 30%, que também podem ser nocivos à saúde. A baixa umidade do ar pode causar ressecamento da pele, irritação nos olhos, uma piora significativa em quadros de doenças respiratórias e de pele e sangramento nasal.

Ao longo deste período de onda de calor e baixa umidade relativa, se atente às seguintes recomendações para minimizar os possíveis problemas de saúde:
- Beba bastante líquido.
- Evite atividades físicas nas horas mais quentes e secas do dia.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.
- Use hidratante para pele.
- Umidifique os ambientes de casa (deixando potes com água e toalhas úmidas expostos ao ar, por exemplo).
- Evite bebidas diuréticas (como café e álcool).
- Caso necessário, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Temperaturas podem aumentar ainda mais
Infelizmente, as previsões indicam que as temperaturas vão aumentar ao longo dos próximos dias. Até o domingo, os modelos numéricos da METEORED indicam um aumento de cerca de três graus nas máximas, especialmente no oeste do Rio Grande do Sul.

A tendência ao longo da semana que vem também é de aumento, inclusive em outros municípios que estão registrando temperaturas menores. Até a próxima terça-feira (11), a tendência é de que as temperaturas atinjam valores superiores a 40ºC inclusive no leste do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre e arredores da Lagoa dos Patos

Enquanto isso, a umidade relativa continua atingindo valores abaixo dos 30%, o que pode, além de causar problemas de saúde, impulsionar outros problemas graves no estado gaúcho, como um aumento no número de incêndios florestais.
Por isso, para não ser pego de surpresa, não deixe de verificar exatamente como vai ficar o tempo e quais valores de temperatura e umidade relativa estão sendo previstos para o seu município. Confira a previsão detalhada para sua localidade disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.