Quando ocorrerá o próximo episódio de chuva no Centro-Sul?

Nesta época do ano as chuvas reduzem em praticamente todo o país. No entanto, eventos expressivos são esperados no extremo norte e na Região Sul. Com esta semana seca, quando será o próximo evento de chuva expressivo?

chuvas, tempestades
Semana sem previsão de chuvas expressivas para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Quando deve ocorrer o próximo evento de chuva volumosa?

Desde maio as chuvas vem aumentando de frequência no Centro-Sul. Esta movimentação é comum nesta época do ano e se torna mais evidente durante a estação seca, com eventos de precipitação volumosos e contínuos na Região Sul, como os que ocorreram na semana passada entre o norte do Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina.

Saiba mais sobre os últimos eventos de precipitação intensa na Região Sul: Cidades de SC registraram 200 mm nas últimas 24 horas e prejuízos

No entanto, apesar desses eventos de chuva passaram a ser mais frequentes, o número de dias secos ainda está maior nesta época, com no máximo 3 dias consecutivos de chuva contra 7 de tempo firme.

Um exemplo disso está nessa semana sem previsão de chuva em todo o Centro-Sul, que já vem somando mais 3 dias de tempo firme, e se for considerado desde a última sexta-feira, resultará em no mínimo 8 dias sem precipitação.

Leia também sobre a situação hídrica do país: Brasil vive situação hídrica preocupante

Sabendo disso, para quando está previsto o próximo evento de precipitação no Centro-Sul? Será na mesma magnitude em relação ao da última semana?

Oscilação Antártica como fator influente

Ao se analisar o principal fator climático que influencia na escala de tempo semanal, a Oscilação Antártica (AAO), as condições não são muito favoráveis às chuvas no Centro-Sul, principalmente na Região Sul, uma vez que o fator atua em uma tendência positiva dentro de valores positivos, como mostra à previsão da linhas vermelhas após o dias 16.

Mais para o fim do mês a previsão aponta para uma probabilidade de ocorrência de tendência negativa chegando próximo do 0 (neutralidade), o que proporcionaria um retorno da umidade mais para a Região Sul.

Quando deve ocorrer o próximo evento de chuva?

Como já foi comentado anteriormente, esta semana será mais seca em todo o Centro-Sul, com um transporte de umidade para a faixa leste desde o norte de Santa Catarina até o Rio de Janeiro a partir da quarta-feira (16), porém contribuindo mais para o aumento da nebulosidade do que para chuva.

Ambos os mode GFS (americano) e ECMWF (europeu) mostram um aumento da umidade no Centro-Sul por volta do final desta semana, no entanto, somente o GFS traz um evento de chuva mais expressivo entre os estados de Santa Catarina, do Paraná, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo na sexta-feira (18), persistindo até o sábado (19), quando o modelo ECMWF já começa a colocar uma precipitação mais expressiva, porém não tão intensa quanto o modelo americano.

Apesar da divergência entre os modelos, o próximo fim de semana será mais instável com chuvas ocorrendo de Santa Catarina até São Paulo e o Mato Grosso do Sul, e o Rio Grande do Sul com predomínio de tempo mais firme.

Outro evento de chuva mais intenso está previsto para por volta do dia 22, havendo divergência novamente entre os modelos. Enquanto o modelo ECMWF prevê chuvas mais ao norte da porção Centro-Sul, o modelo americano aponta somente uma condição de nebulosidade.

Como conclusão temos que ainda há umidade no Centro-Sul e, devido à influência da AAO, as chuvas ficarão mais concentradas entre o norte de Santa Catarina, o sul do Mato Grosso do Sul e o oeste e sul de São Paulo. Em relação a intensidade é muito difícil afirmar qual cenário ocorrerá de fato, trazendo um acompanhamento diário das mudanças dos modelos.