Clima no Nordeste: qual a expectativa de chuva para o mês de dezembro?

O mês de novembro encerrou com intensos acumulados de precipitação em várias regiões do Brasil, incluindo o Nordeste. Saiba com fica o clima da região e a previsão de precipitação para o mês de dezembro.

Clima no Nordeste
O fenômeno da La Niña, juntamente com outros fatores, continuam atuando sob o regime de chuvas no Nordeste.

O mês de novembro se encerrou com chuvas intensas na região sul do país, causando alagamentos, deslizamentos e inundações. Além disso, o mês de dezembro já se iniciou com alertas de chuvas intensas e acumulados em todas as regiões do Brasil.

Por outro lado, no estado da Bahia, nove cidades estão em situação de emergência por causa das chuvas que atingem o estado desde o início de novembro, segundo informações da Defesa Civil do Estado.

A presença de áreas de instabilidade, combinada com o ar quente e úmido no país, contribuíram para a formação de muitas nuvens carregadas entre o Sudeste e o Nordeste, principalmente entre o Espírito Santo e o estado da Bahia.

Como fica o clima no Nordeste em dezembro?

O mês de dezembro marca o começo do verão austral que compreende o trimestre de dezembro a fevereiro, iniciando às 18h48 do dia 21 de dezembro.

O fenômeno da La Niña é conhecido por influenciar a distribuição das chuvas durante estações de transição, como a primavera e o outono, em diversas regiões do país. Por outro lado, com a chegada do verão, espera-se que a atuação da La Niña seja mais intensa, principalmente no Norte e Nordeste do Brasil.

Mapa anomalia
Mapa de previsão de anomalia da temperatura da superfície do mar para o mês de dezembro.

Através do mapa de previsão de anomalia da temperatura da superfície do mar, é possível observar a presença de uma grande região com temperaturas superficiais mais baixas que o normal, caracterizando a atuação do fenômeno La Niña de fraca intensidade.

Ou seja, a La Niña continuará influenciando o regime de precipitação no mês de dezembro, porém com menos intensidade que os meses anteriores.

Este é o terceiro ano consecutivo que a temporada será marcada pela influência da La Niña. O fenômeno causa um resfriamento de parte das águas superficiais no Pacífico. Isso significa mais chuvas na região Norte e Nordeste, enquanto o Sul e o Sudeste tendem a sofrer com menos volumes de precipitação.

Por outro lado, o Atlântico Sul continua aquecido em todo litoral do Brasil, principalmente no litoral sul, onde observam-se anomalias mais intensas de temperatura da superfície do mar.

Mas como este fator interfere no regime de chuvas do Nordeste? Esta condição favorece a formação de chuvas na região, mesmo acumulados mais baixos do que o observado em meses anteriores.

Com o Oceano Atlântico aquecido próximo a costa do Nordeste, favorece a ocorrência de chuvas mais intensas, ou seja, quanto maior a temperatura da superfície do mar, maior a intensidade das chuvas.

O que o modelo ECMWF está prevendo de precipitação?

Como comentado anteriormente, observa-se que o clima no Norte e Nordeste será chuvoso, com a presença de anomalias de precipitação positivas no decorrer do mês de dezembro. Ou seja, as chuvas serão intensas e frequentes nestas regiões nas próximas semanas.

Essas instabilidades podem estar associadas a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), cuja atuação climática deve contribuir no transporte de umidade da região Amazônia para o Nordeste e Sudeste, formando um canal de umidade sobre o continente, formando chuvas nestas regiões acima.

precipitação Nordeste
Anomalia de precipitação do modelo ECMWF para a primeira e segunda semanas de dezembro (acima) e para a terceira e quarta semanas (abaixo).

Além disso, devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e dos corredores de umidade influenciando o Norte do Brasil, a maior parte da região terá acumulados de chuva próximos da média ou acima da média, além do tempo abafado por todo mês de dezembro.

As previsões indicam um dezembro chuvoso e um pouco mais frio que o normal no Norte e Nordeste. Dessa maneira, chuvas mais expressivas ainda são esperadas sobre a metade norte do Brasil devido à atuação frequente de corredor de umidade

Entretanto, as previsões estão sujeitas às mudanças, por isso fique de olho nas atualizações e nas previsões detalhadas para a sua região na Meteored Brasil.