Leste da Região Sul sob alerta de chuva volumosa de hoje até a quarta-feira

Nesta segunda-feira e terça-feira, chuvas volumosas deixam em alerta o leste do Paraná, de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. Os volumes podem passar dos 100 mm em menos de 24 horas.

alerta chuva persistente e volumosa
Alerta de chuva persistente e de elevado volumes de chuva para o leste da Região Sul. Os acumulados podem passar facilmente dos 100 mm.

O destaque do tempo no momento no Brasil tem sido a atuação e persistência de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) entre as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, que por sua vez vem contribuindo para chuvas de moderada a forte intensidade.

No entanto, para o Sul do país, as temperaturas ficam amenas e as chuvas passaram a ocorrer de forma mais isolada e com curta duração. Com o deslocamento de uma massa de ar frio para o oceano, por se tratar de um sistema de alta pressão e de circulação dos ventos anti-horária, esse movimento contribui para o transporte de umidade do oceano em direção ao leste da Região Sul.

Assim, juntamente com a formação de cavado, há potencial de muita chuva entre o nordeste do Rio Grande do Sul até o extremo leste do Paraná, com maiores volumes previstos para o estado de Santa Catarina.

Alerta de chuva volumosa e acumulados de mais de 100 mm em poucas horas

O tempo já se encontra instável no leste da Região Sul, com chuvas ocorrendo desde o último domingo (18). Na primeira parte desta segunda (19), a precipitação acontece com fraca intensidade e de forma mais isolada, sendo mais abrangente somente na porção do leste catarinense entre Florianópolis e Itajaí.

Os acumulados no leste da Região Sul podem passar facilmente dos 100 mm, com maior probabilidade para o leste de Santa Catarina.

A partir do meio da tarde, as chuvas ganham intensidade em todo o leste de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul, com pancadas ocorrendo nas demais áreas do norte do Rio Grande do Sul e no meio oeste de Santa Catarina. Chuva fraca a moderada ocorre no leste do Paraná e com maior intensidade no norte do estado.

Em virtude da persistência das chuvas, há potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. O alerta se estende até a madrugada da quarta-feira.

No restante do dia, as chuvas diminuem em boa parte da Região Sul, mas continuam com moderada a forte intensidade no nordeste gaúcho e no leste catarinense. No extremo leste paranaense, previsão de chuva fraca e chuvisco.

Alerta para elevado volume nas regiões de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no litoral norte gaúcho e na porção leste desde o sul catarinense até a região de Itajaí, incluindo as áreas próximas à Blumenau. Os acumulados desta segunda-feira (19) podem variar de 50 a 75 mm. No norte de Santa Catarina, no litoral e na região da Serra do Mar no Paraná, os acumulados podem chegar aos 50 mm.

Na terça-feira (20), a precipitação se mantém persistente ao longo da madrugada oscilando de fraca a moderada intensidade desde o litoral norte gaúcho até o litoral do Paraná. No entanto, por volta do início da manhã, as chuvas ganham intensidade e ocorrem de forma moderada a forte até o meio da tarde.

Entre o fim da tarde e a madrugada da quarta-feira (21), as chuvas continuam, mas com menor intensidade em boa parte da faixa leste. Atenção apenas para chuvas de moderada intensidade no norte de Santa Catarina e no leste do Paraná.

Os acumulados variam entre 40 e 80 mm, com maior potencial volumoso para o leste de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. Atenção a persistência das chuvas e o elevado acumulado trazem potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.