Próximos dias de bastante calor no Centro-Sul

Até pelo menos a quarta-feira as temperaturas vão seguir em elevação na Região Sul e nos estados Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Já no restante do país as chuvas continuam a ocorrer.

Nos próximos dias as temperaturas se elevam bastante no Centro-Sul do país até pelo menos a metade da próxima semana.

Nesta sexta-feira (09) uma frente fria que provocando bastante chuva no Centro-Oeste no Sudeste, já se encontra mais afastada no oceano, no entanto, ainda contribui para uma atmosfera mais instável em boa parte dessas regiões, com previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. Em contra partida, com o deslocamento do sistema frontal, uma massa de ar mais fria e seca passou a atuar na Região Sul, contribuindo para uma diminuição das temperaturas nos últimos dias e favorecendo uma sensação mais agradável.

Atualmente, essa massa de ar mais fria ou área de alta pressão atmosférica se encontra no oceano na altura da Região Sul, que devido a sua circulação anti-horária dos ventos, favorece o transporte de umidade para o centro-leste de Santa Catarina, leste do Paraná e sul de São Paulo, aumentando a nebulosidade e provocando chuva de fraca em algumas localidades ao longo do dia. Essa mesma circulação proporciona uma maior atuação dos ventos de norte em todo o Rio Grande do Sul e no oeste dos demais estados do Sul, contribuindo para o aumento das temperaturas e para sensação de calor na parte da tarde. As máximas chegam próximas dos 30°C nessas áreas.

No sábado (10) as condições se mantêm bastante semelhantes, com a diferença de que as chuvas se deslocam mais para o norte e ocorrem de forma intensa no sul e oeste da Bahia, metade norte de Minas Gerais e nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso. Já no restante do estado mineiro, no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Região Sul, o predomínio é de tempo firme e ensolarado, com previsão de pancadas de chuva a partir do meio da tarde na faixa que vai do litoral norte catarinense até o estado do Rio de Janeiro. A chuva pode ocorrer na forma de temporal, devido às temperaturas elevadas.

No domingo (11) o destaque fica para as temperaturas. A formação de um frente fria na altura do Uruguai contribui para a intensificação dos ventos de norte sobre a Região Sul. Com isso o dia será de bastante calor nos três estados do Sul, no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, com máximas que podem superar facilmente os 30°C, principalmente no estado gaúcho. As temperaturas se mantém elevadas até pelo menos a próxima quarta-feira (14) em boa parte do Centro-Sul, podendo configurar uma onda de calor do ano.