Próximos dias com chuvas mais volumosas em parte da regiões CO, SE e S

Nos próximos dias as chuvas passam à ocorrem de forma mais generalizada com volumes acima de 100 mm em parte do leste das regiões Sul e Sudeste. No interior do país pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de temporais.

alerta, chuvas intensas, temporais
Chuvas se tornam mais abrangentes e há potencial de elevados volumes para o leste do Sudeste e do Sul. Chuvas intensas também ocorrem no Centro-Oeste.

Após uma terça-feira (10) de chuvas isoladas no Centro-Sul e volumes de até 30 mm somente no norte do Rio de Janeiro e de até 72 mm no extremo sul do Mato Grosso do Sul, para os próximos dias as instabilidades ficam mais organizadas e as chuvas se tornam mais generalizadas, com maiores volumes no centro-leste das regiões Sul e Sudeste e ainda pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais no interior do país.

Alerta e destaques para os próximos dias

Nesta quarta-feira (11), duas regiões de cavado atuam no Centro-Sul: uma entre os estado de São Paulo e o Rio de Janeiro, outra sobre os estado de Santa Catarina e do Paraná. Pela manhã chuvas de moderada a forte intensidade atingem o oeste e noroeste do Paraná, o meio-oeste catarinense e o sul do Mato Grosso do Sul. Chuvas de fraca intensidade no sul de Mina Gerais e no Rio de Janeiro. Já para o restante do Centro-Sul, o tempo fica nublado.

No período da tarde, as instabilidades se espalham e as chuvas se tornam mais abrangentes ocorrendo desde o norte do Rio Grande do Sul até o oeste do Mato Grosso do Sul e região do Triângulo Mineiro e porção central de Minas Gerais. Há potencial para a ocorrência de temporais isolados em toda essa região, no entanto os maiores acumulados estão previstos para o centro-sul mineiro, o Rio de Janeiro, sul, norte e leste do Paraná e para o sul do Mato Grosso do Sul.

Para o restante do território gaúcho, boa parte do Nordeste, Pará, Tocantins, Goiás, metade leste do Mato Grosso e norte de Minas Gerais, o tempo segue firme, sem potencial para ocorrência de chuva.

Na quinta-feira (12), os mesmos sistema se mantêm atuantes, proporcionando um cenário bastante semelhante ao do dia anterior. Previsão de chuvas isoladas pela manhã, mas intensas no oeste e sul do Mato Grosso do Sul. No leste paulista, catarinense e no Rio de Janeiro, chuvas de fraca intensidade, já no leste de Santa Catarina, a presença do cavado e da circulação de leste contribuem para a ocorrência de chuvas intensas.

A partir da tarde, novamente as instabilidades se espalham e ganham intensidade em algumas regiões. Alerta de chuvas intensas para o leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e para o Rio de Janeiro. Temporais isolados podem ocorrer no norte do Rio Grande do Sul, nas demais regiões catarinenses e paranaenses, do território paulista, no Triângulo Mineiro, no Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Na metade oeste do Mato Grosso e em Rondônia há alerta para chuvas volumosas e temporais.

Na sexta-feira (13), um sistema de baixa pressão se forma próximo à costa dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro promovendo manutenção da nebulosidade pela manhã em praticamente todo o sudeste, estado do Paraná e porção central do país. Pancadas de chuva já pela manhã somente no oeste do Mato Grosso do Sul, leste e norte do Mato Grosso. Já no leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o tempo fica nublado devido à circulação dos ventos de leste.

No período da tarde, a presença da baixa pressão contribui para a formação de uma canal de umidade desde o oeste do Amazonas até o Sudeste. Previsão de chuvas de moderada à forte intensidade nessa porção que abrange praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção do norte de Goiás e boa parte do Sudeste, também com exceção do norte mineiro.

Alerta de chuvas muito intensas para o período em Rondônia, Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul. Mais para o fim do dia, as chuvas perdem intensidade em boa parte, porém ganham intensidade no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, levando potencial para transtornos.