Primeira massa de ar frio do outono avança nas próximas horas pelo Brasil: há possibilidade de friagem e geadas

Uma intensa massa de ar frio avançará pelo Brasil, fazendo as temperaturas caírem nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo Norte, ocasionando uma friagem. Há possibilidade de geadas.
Neste momento, uma frente fria está avançando pelo país e causando chuvas na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Após sua passagem, uma massa de ar frio entrará no país e fará as temperaturas caírem de maneira bastante pronunciada, especialmente na região Sul.
A situação vai se acentuar ainda mais ao longo do fim de semana. Entre o sábado e o domingo, o frio será sentido não só na região Sul, como também em outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e no oeste do Mato Grosso.

A massa de ar frio chegará inclusive até estados da região Norte - mais especificamente, Rondônia e Acre - fazendo as temperaturas caírem alguns graus nessa região e, portanto, originando o primeiro episódio de friagem do ano.
A friagem é um fenômeno meteorológico que ocorre na região Norte do Brasil e é caracterizada por uma queda significativa de temperatura devido à incursão de massas de ar frio vindas do sul do continente. Embora isso ocorra com frequência no Sul do país, massas de ar frio capazes de chegar até o Norte são muito raras.
Além da friagem, há risco de geadas pontuais
Ao longo da madrugada e da manhã, a região Sul pode registrar temperaturas abaixo dos 10 graus, enquanto no Sudeste as mínimas podem chegar perto dos 15 graus. Confira as temperaturas mínimas em algumas cidades neste sábado (05):
- Curitiba: 11°C
- Lages: 8°C
- Bagé: 7°C
- Vacaria: 6°C
- São Joaquim: 5°C
Alguns modelos, no entanto, indicam possibilidade de temperaturas ainda mais baixas. Não se descarta a possibilidade de temperaturas próximas ou abaixo dos zero graus na região da serra gaúcha e catarinense.

Isso significa que há uma pequena possibilidade de geadas durante a madrugada de sábado (05) e domingo (06) na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No entanto, o episódio será bastante localizado nesta região e não deve se formar de maneira generalizada.
Não seja pego de surpresa pelo frio. Para descobrir exatamente quais temperaturas estão sendo previstas para a sua cidade, não deixe de conferir a previsão detalhada para o seu município disponível aqui no portal da Meteored | Tempo.com.