Primeira frente fria de setembro avança pelo Sul: risco de chuvas extremas e tempo severo até sexta-feira, 5
Tempestades severas e chuvas intensas estão previstas para os três estados da Região Sul. Há potencial para granizo, raios, alagamentos e transtornos.

O Rio Grande do Sul está sob alerta para tempestades severas com chuvas torrenciais desde o início da semana. Estes alertas continuam vigentes ao longo entre quarta (3) e quinta-feira (4). Na sexta-feira (5) a área com maior risco está localizada entre Santa Catarina e o Paraná. Os acumulados podem, pontualmente, se aproximar de 100 mm em 24 horas em algumas regiões. Confira os detalhes.
Índice de previsão extrema dispara sobre o Sul do Brasil
O Índice de Previsão Extrema (EFI) é um indicador que mostra o quão diferente uma previsão do tempo é em relação ao que normalmente é previsto para aquela região determinada região, identificando situações incomuns ou extremas baseadas na climatologia do próprio modelo:
- Valores entre 0.5 e 0.8 indicam que o tempo pode ser "incomum",
- Valores acima de 0.8 sugerem que um evento “extremo” pode ocorrer
Esta semana, o EFI do ECMWF está mostrando uma condição considerada extrema para a precipitação entre quarta (3) e quinta-feira (4) sobre uma ampla área no território gaúcho. Essa informação pode ser vista nos mapas abaixo, indicada pela área em laranja dentro das linhas pretas.

Quando analisamos o EFI utilizando o percentil 99 estamos focando na previsão de precipitação as 1% mais intensas já previstas historicamente nessas regiões, para esta época. Assim, o evento ‘incomum’ ou ‘extremo’ varia conforme a época e a região.

Na sexta-feira (5), conforme a frente fria avança em direção à região Sudeste, é a vez de Santa Catarina e do Paraná entrarem na mira das chuvas extremas, especialmente a porção oeste do estado. Os acumulados podem ser de até 100 mm em 24h.
Tempestades intensas com chuvas torrenciais
O Rio Grande do Sul vem registrando tempestades desde a tarde do último domingo (31), devido à formação da frente fria. Durante a manhã de hoje (3) tempestades severas foram registradas no sul do estado, sendo que um tornado pode ter ocorrido na região de Santa Vitória do Palmar (RS).
Entre a noite de quarta (3) e quinta-feira (4) o estado gaúcho continua sob alerta de tempestades intensas, especialmente na região Oeste e Centro do estado. As tempestades devem ser acompanhadas de raios, granizo e rajadas intensas de vento, com chuvas fortes e acumulados expressivos.

Ao longo do dia, enquanto a frente fria avança, tempestades intensas estão previstas também para a região oeste de Santa Catarina e, principalmente, do Paraná. No Paraná as tempestades também podem ocorrer ao longo da sexta-feira (5) em todo o centro do estado.
Acumulados expressivos de chuva
Apesar das rodadas atualizadas do modelo de confiança da Meteored | Tempo.com, o ECMWF, terem diminuído a precipitação acumulada prevista inicialmente (de quase 200 mm para 100 mm), o volume de chuva ainda pode causar transtornos.
Chuvas intensas num curto período de tempo têm potencial para transtornos áreas com histórico de alagamentos, e estão, necessariamente associadas com tempestades intensas.

As áreas onde a precipitação pode, pontualmente, ultrapassar os 100 mm de chuva são:
- Oeste, Campanha e Centro do Rio Grande do Sul
- Oeste do Paraná
- Oeste de Santa Catarina
As tempestades com chuvas intensas têm potencial para causar danos significativos, gerar transtornos e colocar vidas em risco. Muitos desses eventos ocorrem durante a noite ou madrugada, quando grande parte da população está dormindo, o que reduz a percepção do perigo e o tempo disponível para reagir. Por isso, é essencial que a população esteja atenta às previsões meteorológicas e adote medidas preventivas sempre que houver alertas de mau tempo.