Previsão do fim de semana com ar polar e mais chuva e temporais para o país

O fim de semana foi divido em tempo firme e instável, com ar polar atuando e chuvas voltando a ocorrer em boa parte do país, com risco de temporais e queda de granizo. Confira os alertas e destaque da previsão do tempo.

alerta de geada e temporais
Fim de semana completo! Frio, sol e chuva de Norte a Sul do Brasil.

Esta semana tem sido marcada por chuvas intensas e temporais com granizo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Um período que de fato mostrou o início do período úmido, com instabilidades provocando chuvas expressivas em meses no Brasil Central.

As condições se tornaram cada vez mais favoráveis à precipitação ao longo de setembro e deve se manter assim! No entanto, uma massa de ar polar consegue espalhar o ar frio e seco pelo centro-sul do país e proporcionar um breve período de trégua dos temporais, que retornam já neste domingo (25).

Confira a seguir os destaques e alertas da previsão do tempo para o fim de semana e saiba o que esperar do frio, das chuvas e dos temporais no Brasil.

Previsão do tempo para o sábado

No sábado (24), a massa de ar polar atua no centro-sul do país com o núcleo na Região Sul. Já a frente fria atua de forma costeira no estado da Bahia, que acaba por contribuir no posicionamento de cavados no centro-norte do país.

Há risco de formação de geada no norte e Serra do Rio Grande do Sul, na Serra e Planalto de Santa Catarina e no sul do Paraná.

Assim, o tempo firme predomina ao longo do dia em boa parte do centro-sul, com temperaturas baixas pela manhã e sensação de frio ao longo do dia em praticamente toda a Região Sul, com sensação mais amena no período da tarde no norte e oeste do Paraná.

alerta risco de geadas
Previsão de temperatura mínima para o sábado, 24 de setembro.

Condição semelhante ocorre no sul e centro-leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Já nas demais regiões paulistas, no Triângulo Mineiro e no Centro-Oeste, a sensação é de calor a partir do fim da manhã.

Na Região Sul há potencial para formação de geada no Norte e Serra do Rio Grande do Sul, na Serra e Planalto de Santa Catarina e no sul do Paraná.

Devido à presença da frente fria, o dia fica nublado e com chuva fraca no centro-leste e norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no centro-sul e sudeste da Bahia, sendo no território baiano com potencial para chuvas de moderada intensidade.

alerta de temporais
No período da tarde, apesar das chuvas ocorrendo na forma de pancadas isoladas, há potencial para temporais.

Cavados se formam na metade oeste da Bahia, na metade norte de Goiás, no Tocantins, no sul dos estados do Maranhão e do Piauí, no sul do Pará e no Mato Grosso, proporcionando nebulosidade variável ao longo do dia, que evolui para instabilidades à partir do fim da manhã que provocam pancadas com potencial de temporais até o período da noite.

Previsão do tempo para o domingo

No domingo (25), a massa de ar polar se encontra mais deslocada no oceano e contribui para a atuação de uma região de cavado entre as regiões Sul e Centro-Oeste. Já no início da manhã, temporais atingem o sul do Mato Grosso do Sul, o norte, noroeste e oeste do Paraná. Já na região central e leste do território paranaense, as chuvas ocorrem de fraca a moderada intensidade.

alerta de tempo severo
Região de cavado já contribui para chuvas intensas e temporais na madrugada do domingo.

No decorrer do período, a precipitação ganha intensidade e atinge todas as regiões do Paraná, o centro-sul e norte do Mato Grosso do Sul. Há potencial de temporais e queda de granizo. No estado de Santa Catarina, o tempo fica nublado em praticamente todo o estado, com chuvas ocorrendo por volta de meados da manhã no oeste e norte do estado.

No restante do dia, as instabilidades continuam provocando chuvas de até forte intensidade no centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul, em todas as regiões do Paraná, no oeste e norte de Santa Catarina. Ainda há risco para temporais e queda de granizo, principalmente no norte e leste paraense no estado do Mato Grosso do Sul.

alerta de chuvas intensas e temporais
Chuvas se espalham e se intensificam ao longo da manhã entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul.

No restante do Centro-Oeste e nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte, o destaque fica para as instabilidades na porção central do país e para a frente fria que continua atuando de forma costeira no sul da Bahia.

Assim, o dia fica nublado e com ocorrência de chuva fraca e pontual que alternam com período de melhoria em praticamente todo o território de Minas Gerais, no Espírito Santo, no sul e sudeste da Bahia e na faixa leste do território baiano até a região de Salvador.

No oeste da Bahia, no Tocantins, sul do Maranhão e do Piauí, metade sul e noroeste do Pará, no Mato Grosso e em Goiás, chuvas podem ocorrer no início da manhã de forma isolada e a partir do fim da manhã, instabilidades se desenvolvem e trazem potencial para pancadas de forte intensidade e temporais mais isolados.

chuvas se espalham pelo Brasil
Chuvas se esplaham pelo país e ocorrem na forma de pancadas isoladas, com risco de temporais.

Retornando ao Sudeste, o tempo fica firme pela manhã no Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro e no estado de São Paulo. A partir da tarde, a nebulosidade aumenta e instabilidades começam a se formar. Há potencial para pancadas isoladas no centro-norte e leste paulista, e no Triângulo Mineiro. Já no Rio de Janeiro, o tempo fica apenas nublado.

Mais para o período da noite, as instabilidades que atuam no Paraná podem atingir o oeste, sul e regiões de divisa de São Paulo, levando risco de intensos temporais.