Previsão de tempestades para Centro-Sul do Brasil

Nos próximos dias as chuvas se concentram no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste, trazendo risco de ocorrência de tempestade e chuva volumosas. As temperaturas elevadas e a sensação de abafamento também serão destaque.

Previsão de temporais para os próximos dias em boa parte do Brasil. O calor também será destaque.

A frente fria que atuou de forma costeira sobre o Rio Grande do Sul, provocando pancadas de chuva bastante isoladas, hoje (06) já se encontra afastada no oceano. No entanto, a atmosfera se mantém instável em todo o Sul e houveram registros de chuvas isoladas e de fraca intensidade pela manhã no estado gaúcho. No restante do país choveu de forma mais intensa no norte de Goiás, no noroeste do Pará e no litoral norte da Região Nordeste.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (06) há previsão de pancadas de chuva isoladas em praticamente todo o país e o calor contribui para a intensidade mais forte dessas chuvas. Há risco para ocorrência de tempestades localizadas em todas as regiões do Paraná e de Santa Catarina, e no norte, oeste e leste do Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, o maior risco se concentra no norte do Mato Grosso do Sul e nos demais estados. Para o Sudeste, o Triângulo Mineiro, metade sul de Minas Gerais, norte e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, são as áreas de com maior chance de ocorrência das tempestades.

Na quinta-feira (07) a presença de um frente fria ao sul do Uruguai aumenta o escoamento dos ventos de norte no Centro-Sul do país, contribuindo para o aumento das temperaturas e da sensação de abafamento. Previsão de chuva fraca e isolada pela manhã no norte do Mato Grosso e no noroeste do Paraná. Já no Rio Grande do Sul, há previsão de pancadas fortes no oeste do estado. Na parte da tarde, o calor ajuda na formação de instabilidades e há previsão de pancadas de chuva isoladas, que trazem potencial para temporais, entre o meio da tarde e o início da noite, em toda a Região Sul, Centro-Oeste, estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, metade sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (08) já na madrugada a frente fria que estava ao sul do Uruguai, juntamente com uma área de baixa pressão na Argentina, provoca temporais no oeste e sul do Rio Grande do Sul. Até o fim da manhã há previsão de chuva forte em todo o estado gaúcho e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Na parte da tarde, chove forte em toda a Região Sul e as chuvas se estendem até a noite variando de intensidade.

No Centro-Oeste e no Sudeste tempo firme pela manhã, com sensação de calor já no fim do período. Na parte da tarde o calor aumenta o que contribui para o risco de temporais que ocorrem de forma localizada e entre o fim da tarde e a noite. As áreas com maior risco de ocorrência de tempestades são: todo o estado de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, leste e sul do Mato Grosso, leste do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Tendência para o fim de semana

No sábado (09) a frente fria mantém o tempo instável na Região Sul, com previsão de chuva alternando com períodos de melhoria. No Rio Grande do Sul, as temperaturas diminuem, proporcionando uma sensação mais agradável. No Centro-Oeste e no Sudeste, as chuvas ocorrem mais cedo na parte da tarde.

No domingo (10) a frente fria continua sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná, provocando chuva ao longo do dia. No Rio Grande do Sul, bastante nebulosidade e chuva de fraca intensidade no norte e leste do estado. No Centro-Oeste e Sudeste, calor e pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade na parte da tarde.