Precipitação invernal no Sul do Brasil: chance de chuva congelada e neve nesta quarta-feira, analisa Luiz Felippe Gozzo
Áreas serranas do Sul do Brasil terão precipitação invernal nesta madrugada de quarta-feira. Modelo ECMWF vem indicando pequeno acumulado de neve, mas a condição é apenas marginalmente favorável.

A segunda frente fria do mês de julho veio com força, como já era esperado. No Rio Grande do Sul, ontem e hoje ocorreram geadas moderadas, e a menor temperatura registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia nesta manhã de 09 de julho foi de -4.2ºC, em Dom Pedrito (sul do RS).
O desenvolvimento de uma circulação ciclônica no oceano deve manter os ventos soprando úmidos do mar em direção ao nordeste do RS e o leste de Santa Catarina ao longo desta terça-feira. Com isso, muita umidade será transportada para estas regiões, que já estão bastante frias. O cenário é favorável à ocorrência de neve. Será que teremos este evento?
Chance de neve é baixa, mas existe
Com umidade abundante disponível em baixos níveis, e a espessura da camada 1000-500 hPa abaixo de 5500 metros geopotenciais (indicando uma atmosfera bastante fria), o modelo ECMWF indica que pode ocorrer acumulação de até 2.5 cm de neve em regiões localizadas das serras gaúcha e catarinense, durante a noite de terça (09) e madrugada de quarta (10).
Previsão de acumulação de neve entre as 21h do dia 09 e as 12h do dia 10 de julho, pelo ECMWF pic.twitter.com/7KvANzvOdg
— Luiz, o dos ciclones (@wxluizfelippe) July 9, 2024
É importante ressaltar que apenas o modelo europeu está indicando esta possibilidade. GFS, Icon e COSMO não mostram acumulado. Talvez, as temperaturas não tão baixas em 850 hPa (em torno de 5ºC) venham a causar o derretimento da neve antes de chegar ao solo.
E a neve hein gente? ECMWF insiste num pequeno acumulado, enquanto seus colegas contrariam. O cenário é favorável, porém as temperaturas não tão baixas em torno de 850 hPa podem causar o seu derretimento antes de chegar ao chão.
— Luiz, o dos ciclones (@wxluizfelippe) July 9, 2024
Previsão difícil. pic.twitter.com/ULMfYB4N3E
Está ai uma previsão difícil. Temos ingredientes para neve, mas nem todos eles; e o ECMWF é o único modelo que mostra acumulação, porém ele vem insistindo nesta previsão desde o dia 04 de julho, convicto. Neste contexto, a Meteored indica grande chance de chuva congelada e pequena chance de neve nesta madrugada fria de quarta-feira nas terras altas da região Sul.
Se você presenciar neve, não deixe de tentar registrar e comentar no nosso X (@MeteoredBR)!!