Outubro: chuvas em todas as regiões e chance de volumes acima da média

Neste ano o início da primavera vem apresentando de fato uma transição do período seco para o período úmido e no mês de outubro há ocorrência de chuvas em todas as regiões e grande possibilidade de volumes acima da média.

previsão outubro
Previsão climática para o mês de outubro aponta para precipitação acima da média para alguma regiões e ocorrência de chuva em todo o país.

O mês de outubro é caracterizado pela migração das chuvas para a porção central do país, com maiores acumulados concentrados nas regiões Sul e Norte. Assim, os eventos tempestuosos são bastante frequentes, sendo o mês da primavera com maior ocorrência para a Região Sul. No Sudeste e Centro-Oeste, a maioria dos eventos ocorrem na forma de pancadas isoladas, que também podem acontecer na forma de tempestades.

Além disso, é um mês de contraste térmico, com temperaturas aumentando com facilidade em todo ao longo do dia e se registrando os maiores volumes do ano. Apesar de menos frequentes, as massas de ar polar ainda podem avançar pelo centro-sul e provocar eventos intensos de frio.

Para este ano, a expectativa é que se tenha um comportamento dentro da climatologia, com chuvas se espalhando pelo país. No entanto, este início de período úmido pode superar o volume médio em algumas regiões.

Oscilação Antártica e Atlântico Sul ajudam do aumento da umidade

A Oscilação Antártica (AAO) ou Modo Anular Sul (SAM) afeta basicamente a frequência de atuação dos sistemas de chuva no centro-sul do país. Assim, quando o SAM se encontra positiva ou em uma tendência positiva, um padrão mais seco é esperado. Para o caso negativo, se observa um aumento da umidade.

SAM; AAO
Tendência negativa do SAM será o responsável pelos eventos de precipitação e de frio em parte do centro-sul no início de outubro.

O que é o caso nos próximos dias. A significativa tendência negativa proporciona uma maior frequência de atuação de sistema transientes de precipitação durante a primeira quinzena do mês, resultando em chuvas volumosas, risco de tempestades e queda das temperaturas no centro-sul.

sst anomaly
Anomalia de temperatura da superfície do mar para o mês de outubro, segundo o modelo CFSv2.

Após esse declínio, há a expectativa de o SAM passe a oscilar próximo da neutralidade com um leve viés positivo, proporcionando a migração da precipitação para mais ao norte, que combinada com uma condição oceânica mais aquecida no centro-norte do Atlântico Sul, pode proporcionar eventos de chuvas significativos no Nordeste.

A projeção do modelo ECMWF

O modelo ECMWF mostra bem a influência do SAM da Atlântico Sul proporcionando aumento da umidade no centro-sul e no Nordeste.

Durante a primeira quinzena de outubro as chuvas se concentram entre as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com maiores acumulados ocorrendo entre o norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de São Paulo e o sul do Mato Grosso do Sul, com expectativa de se superar o volume médio mensal. No leste paulista e no Rio de Janeiro, chuvas volumosas também podem ocorrer.

Mais detalhes sobre as primeiras chuvas de outubro: Frio tardio e muita chuva no início de outubro nas regiões S, SE e CO

Na segunda metade do mês, a precipitação se concentra no centro-norte do país, com destaque para os estados de Minas Gerais, de Goiás, do Tocantins e para a Região Nordeste, também com expectativa de eventos volumosos.

EC46, ECMWF
Projeção de anomalia de precipitação e de temperaturas média semanais do modelo ECMWF.

Em relação às temperaturas, devido à incursão de massas de ar frio e das chuvas persistentes, a potencial de frio tardio em parte da Região Sul e de temperaturas amenas do Rio de Janeiro ao Paraná e Mato Grosso do Sul durante os primeiros quinze dias.

Já na segunda quinzena, a maior concentração de nuvens e a ocorrência de chuva proporcionam temperaturas abaixo da média para o período da Região Sul até o Norte.