Frio tardio e muita chuva no início de outubro nas regiões S, SE e CO

A partir do fim desta semana o avanço de uma intensa massa de ar frio traz expectativas para uma forte queda das temperaturas na Região Sul. Além disso, o mais intenso evento de precipitação em meses pode ocorrer entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

chuvas outubro
Frio está previsto para o início de outubro, afetando parte do Centro-Sul. Além disso, a precipitação é persistente com acumulados próximos de 300 mm.

Uma intensa mudança de padrão está prevista para a partir do fim desta semana, o que pode proporcionar um evento de frio tardio nos primeiros dias de outubro e, principalmente, no mais expressivo evento de precipitação em meses, com volumes bastante significativos entre as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

Essa condição é estimulada pela significativa tendência negativa da Oscilação Antártica, que acaba por intensificar o ramo subtropical do jato em altos níveis, o que por sua vez contribui para a formação ou avanço de frentes frias no centro-sul e para à incursão de massa de ar frio.

Em vista da distância da previsão e por ocorrer durante a primavera, a intensidade do frio e o volume previstos podem sofrer alterações significativas. No entanto, a mudança de padrão ocorrerá. Mostramos a seguir a perspectiva atual deste evento.

Volumes de precipitação passam dos 200 mm em menos de 7 dias

Por volta da quinta-feira (30), uma região de cavado, extensão de uma baixa pressão entre a Argentina e o Uruguai, no período da tarde já provoca pancadas e tempestades no oeste da Região Sul, com chuvas de moderada a forte intensidade se espalhando pelo estados da Região até a manhã do dia seguinte, quando também passam a ocorrer no estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Os maiores acumulados são esperados para o estado de Santa Catarina, o Paraná, sul e leste de São Paulo.

No fim de semana, passagem de um frente fria no oceano, somada a formação de um outra região de cavado, um novo episódio de chuvas intensas e tempestades em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, ocorrendo no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro entre o domingo (03) e a segunda-feira (04). Este evento de precipitação, até o momento, tende a ser bastante volumoso e com elevado potencial para transtornos.

Do início até meados da semana, instabilidades voltam a provocar chuvas na Região Sul e migram para os estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, com novos eventos de precipitação volumosa entre a quarta-feira (06) e a quinta-feira (07) em Santa Catarina, Paraná e o Mato Grosso do Sul.

No período de 7 dias, os acumulados podem passar dos 200 mm, ultrapassando o volume esperado para o mês de outubro. Além disso, pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de tempestades, atingem boa parte do Centro-Oeste.

Evento de frio tardio

A partir do fim de semana uma massa de ar frio mais intensa inicia a sua incursão pela Região Sul, influenciando até meados da próxima semana parte do leste do Sudeste.

No fim de semana, uma massa de ar frio proporciona frio no Rio Grande do Sul até o sul de Santa Catarina, com queda mais intensa das temperaturas no território gaúcho, onde as mínimas podem atingir 7°C no sábado (03) e 8°C no domingo (04) nas regiões Sul, Campanha e Oeste.

A massa de ar frio, diminui as temperaturas no início da semana até o estado do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e leste paulista, quando podem ser registradas as menores temperaturas entre 3°C e 5°C nas regiões serranas.

Em meados da semana, um outro sistema consegue avançar, mas agora somente o Rio Grande do Sul, mantendo as mínimas abaixo de 10°C nas áreas do sul e de serra do estado.