Novos alertas de chuvas intensas e tempestades na Região Sul

Nos próximos dias instabilidades voltam a provocar chuvas na Região Sul com risco de tempestades que podem vir acompanhadas de granizo. Há alertas para os três estados da Região.

alerta, tempestades, granizo
Novos alertas de tempestades para a Região Sul. Há previsão de chuvas volumosas que podem superar 70 mm em 24 horas no RS e em SC.

Após uma terça-feira chuvosa no Rio Grande do Sul e de tempestades pontuais em Santa Catarina e no Paraná, o tempo se mantém instável nesta quarta-feira (29), mas com chuvas mais isoladas pela manhã no estado de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. No período da tarde, há risco de tempestades no norte e leste catarinenses e no centro-leste paranaense. No Rio Grande do Sul o tempo fica mais firme e pancadas ocorrem somente no extremo norte e nordeste do estado.

imagem de radar
Chuvas já ocorrem no início desta quarta-feira de forma isolada, mas também com moderada a forte intensidade.

Em relação às temperaturas, com a incursão de massa de ar frio durante a última madrugada, a sensação fica mais amena no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, o calor predomina.

Chuvas volumosas e tempestade voltam a ocorrer no RS e em SC

Durante a madrugada de quinta-feira (30), uma região de cavado contribui para a formação de instabilidades que provocam pancadas no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no extremo oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.

No decorrer da manhã, as instabilidades se espalham para o leste e ganham intensidade, proporcionando alertas de tempestades para o oeste, região central, norte e noroeste do Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina, sul e leste do Paraná.

A partir de meados da tarde, as chuvas ganham intensidade e abrangência, passando a ocorrer de forma volumosa em praticamente todo o território gaúcho e catarinense. Há potencial para eventos acompanhados de granizo. Em Porto Alegre e em Florianópolis, passa a chover por volta do fim do dia se estendendo ao longo da noite.

As chuvas durante a noite e madrugada continuam com forte intensidade e se concentram no leste gaúcho e em todas as regiões catarinenses. Os volumes em 24 horas podem passar dos 70 mm.

As tempestades chegam ao PR

Na madrugada de sexta-feira (01), as tempestades já podem atingir o sudoeste do Paraná, mas é no decorrer da manhã, que a frente fria formada avança e provoca pancadas em todo o território paranaense. Há alerta de tempestades locais e eventual ocorrência de granizo.

chuva PR
Chuvas no período da tarde se espalham por boa parte do estado do PR, ocorrendo de forma mais isolada na porção norte.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, é o período quando as chuvas ocorrem de forma mais intensa. No decorrer da tarde, as instabilidades ficam mais desorganizadas e se espalham também pelos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. O risco de tempestades continuam, principalmente no oeste e sudoeste do paranaenses.

No restante do dia, o tempo fica mais firme, mas ainda há previsão de chuva de fraca à moderada intensidade no oeste, sudoeste e noroeste do Paraná.