Produtores de soja se animam com o retorno das chuvas

Foram meses consecutivos de estiagem preocupante em boa parte do Brasil, o que acabou afetando a produtividade de várias culturas desde a safra de verão do ano passado. Agora com o retorno das chuvas, produtores se animam.

produtor
Com retorno das chuvas, produtores rurais voltam a sorrir.

Não é novidade que o período úmido da safra de verão 2020/21 falhou e comprometeu a produtividade de diversas culturas. As condições adversas do clima afetaram e muito produtores rurais de Norte a Sul do Brasil.

A primavera de 2021 começou há pouco tempo, no dia 22 de setembro, no entanto, o padrão de distribuição de chuvas começou a mudar até mesmo antes disso, o que animou a agricultura no país.

Ainda não é o cenário ideal, totalmente satisfatório e que o produtor rural espera, mas já é algo próximo de uma boa estimativa quando se olha para a distribuição esperada pela climatologia.

O mês de setembro, inclusive, registrou boas chuvas, acumulados significativos, até mesmo anomalias positivas de precipitação em áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, no sul do Paraná, bem como em áreas mais ao norte do Brasil. O que chamou a atenção foi a melhora do cenário no oeste e norte de Mato Grosso.

climatologia de setembro
Anomalia de precipitação registrada até o momento neste mês de setembro X climatologia de precipitação para o mês. FONTE: CPTEC/INPE

Mudança de padrão e plantio da soja no Centro-Oeste

O vazio sanitário terminou em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso no dia 15 de setembro. Mas afinal, o que isso quer dizer?

A Embrapa estabelece como sendo o período definido e contínuo em que não se pode manter plantas vivas de soja em uma determinada área. Esse período deve ser de, pelo menos, 90 dias sem a cultura e plantas voluntárias no campo.

O objetivo do vazio sanitário é reduzir a população do fungo no ambiente na entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.

Após o término do vazio, os produtores estavam liberados para o plantio da safra de verão 2021/22, no entanto, as condições de solo não eram propícias para tal, uma vez que os índices de disponibilidade hídrica do solo estavam muito baixos, e ainda estão conforme o mapa abaixo. Inclusive, há uma necessidade grande de irrigação neste momento.

Água no solo
Grande parte do Brasil ainda com baixos índices de água disponível no solo e com necessidade de irrigação. FONTE: CPTEC/INPE

A boa notícia é que o padrão começou a mudar sobre o Brasil Central e com o retorno das chuvas, produtores rurais estão animados com o plantio da oleaginosa. Nesses últimos dias, volumes significativos foram registrados na metade norte mato-grossense, o que favoreceu o avanço do plantio.

A chuva ainda é insuficiente para reverter o déficit hídrico, mas os produtores rurais já estão animados com a evolução da semeadura, principalmente com a tendência da chuva vir mais forte e frequente em outubro.

Em Goiás, o vazio sanitário termina em 30 de setembro e os produtores rurais já se preparam com o início do plantio da soja também. O estado, assim como todo o Centro-Oeste sofre com solo seco e temperaturas elevadas. Apesar disso, com as primeiras precipitações de setembro registradas no norte do estado, a agricultura já se anima na esperança de um outubro melhor.

O que esperar para outubro?

As expectativas dos produtores rurais aumentam cada vez mais após o início da primavera. A esperança é que seja uma primavera melhor que a do ano passado, com o período úmido funcionando.

Após um início de mudança no padrão no mês de setembro, agora é esperar pela chuva de outubro.

A simulação mais recente do modelo ECMWF aposta em um padrão mais úmido no mês de outubro em importantes áreas produtoras que vêm sofrendo com a estiagem há meses.

chuva
Previsão de chuva no Brasil para outubro segundo simulação do modelo ECMWF.

A tendência é de mais chuva na faixa que vai desde a região Norte até o Sudeste, ou seja, que o corredor de umidade da Amazônia se instale e melhore a precipitação no Brasil Central. Aos poucos, o índice de água no solo deve aumentar e favorecer a semeadura da soja.