Onda de frio intensa a caminho do Brasil

Uma massa de ar de origem Antártica está prevista para chegar a América do Sul no próximo fim de semana. Os modelos numéricos de previsão do tempo sinalizam há chance de neve em parte dos Estados Sulistas, além do forte resfriamento no Centro-Sul do país.

Onda de frio pode gerar neve em áreas altas do Sul do Brasil

Os brasileiros que residem no Centro-Sul do país devem experimentar uma amostra do inverno durante os próximos dias. Vários modelos numéricos estão concordantes com o frio que se instalará em parte do Brasil após a passagem de uma frente polar clássica de inverno. A mudança radical no padrão de tempo tem relação com um bloqueio na região da Nova Zelândia. Em resposta a isso, a corrente de jato se comportará como uma montanha russa no Pacífico, lançando em um curto espaço de tempo dois distúrbios em direção a Região Sul.

Até que esse fato não aconteça, sistemas frontais de caráter mais estacionário influenciarão o Sul do país entre o dia primeiro e 2 de julho, com ar bastante frio principalmente no Rio Grande do Sul. No entanto, o primeiro distúrbio do jato chega por volta do dia 3, mas será fraco e terá força para propagar uma frente fria até o Paraná em meados do dia 4. Só que a partir do dia 5, o segundo distúrbio chegará mais potente e reforçará uma região de baixa pressão no Atlântico, que junto ao sistema de alta pressão na Argentina canalizarão o ar gélido para o norte. Os modelos ainda indicam que essa configuração terá potencial para o fenômeno friagem no sul da Região Norte.

Como falta praticamente uma semana para o evento, ainda existem incertezas com relação a intensidade do frio e a chance de precipitação invernal. Entretanto, os principais modelos globais (GFS e ECMWF) sinalizam o risco de neve nas partes mais altas entre os três Estados sulistas. Contudo, essa previsão tem sido válida principalmente a partir do dia 6 em função das temperaturas negativas na baixa troposfera, umidade vinda de sul (Atlântico) e movimentos ascendentes induzidos pela dinâmica de nível superior.

Breves perspectivas sobre temperaturas e geadas

No amanhecer da próxima quarta-feira, temperaturas abaixo de 10°C devem se fazer presentes em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, contribuindo para a formação de geadas em ambos Estados. Mas o resfriamento na Região Sul se agrava a partir da quinta-feira, onde os termômetros podem ficar abaixo de 5°C nos Estados mencionados anteriormente, inclusive com temperaturas negativas nos locais de altitudes mais elevadas e geadas de até forte intensidade. Ainda na manhã da quinta-feira, o sul do Paraná também estará com temperaturas inferiores a 10°C.

Na sexta-feira, o padrão se repete, mas o ar frio já alcança regiões centrais do Paraná. É então no alvorecer do sábado que se prevê o auge da onda de frio, onde temperaturas negativas generalizadas estão previstas entre o norte do Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina e do Paraná, incluindo também o sul paulista.

Outros locais como o interior de São Paulo, sul de Minas Gerais (também o triângulo mineiro), sul de Goiás e grande parte do Mato Grosso do Sul terão o amanhecer de sábado com temperaturas sub 10 e geadas generalizadas. É importante recordar que geadas fracas se desenvolvem com temperaturas entre 3°C a 5°C, moderadas entre 1°C a 3°C e fortes quando a temperatura é igual ou menor que 0°C, onde as geadas fortes correspondem as geadas negras que matam os vegetais. O panorama da onda de frio apresentado aqui para o próximo fim de semana está sujeito a atualizações.