Onda de frio atinge o Brasil na primeira semana da primavera; confira a previsão

Nesta primeira semana da primavera, o Brasil será atingido por uma onda de frio que vai provocar queda acentuada nas temperaturas em grande parte do país.

    Onda de frio derruba temperaturas nos próximos dias. Em algumas áreas declínio supera os 10°C.
    Onda de frio derruba temperaturas nos próximos dias. Em algumas áreas declínio supera os 10°C. Foto: Fábio Vieira.

    Na primeira semana da primavera, não teremos apenas a passagem de uma frente fria. Logo em sua retaguarda, uma massa de ar frio avança sobre o Brasil, derrubando as temperaturas a partir de segunda-feira (22). Esse ar frio persistirá por alguns dias, configurando uma onda de frio.

    Mas, afinal, o que é uma onda de frio? Trata-se de um período de frio intenso e fora do comum, marcado por quedas acentuadas nas temperaturas máximas, mínimas e médias em uma ampla região, que permanecem abaixo de determinados limites por pelo menos dois dias consecutivos durante a estação fria, segundo a definição da Organização Meteorológica Mundial (OMM, 2020).

    Até terça-feira (23) pelo menos 12 estados estarão sob a atuação da massa de ar frio, confira a lista:

    • Rio Grande do Sul
    • Santa Catarina
    • Paraná
    • São Paulo
    • Minas Gerais
    • Rio de Janeiro
    • Mato Grosso do Sul
    • Mato Grosso
    • Goiás
    • Pará
    • Rondônia
    • Tocantins

    A seguir acompanhe a previsão do tempo com mais informações para esta segunda (22) e terça-feira (23).

    Ar frio avança pelo Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste

    A massa de ar frio começa a avançar sobre o Brasil nesta segunda-feira (22), provocando queda considerável nas temperaturas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

    No estado gaúcho, as máximas não devem passar de 19°C ao longo do dia. O mesmo cenário é esperado em Santa Catarina e no Paraná. Já nos municípios de maior altitude catarinense, as temperaturas ficam ainda mais baixas, variando entre 14°C e 16°C.

    Temperatura máxima prevista para esta segunda-feira (22).
    Temperatura máxima prevista para esta segunda-feira (22), segundo o modelo ECMWF.

    No Paraná, as primeiras áreas atingidas pelo ar polar serão o sudoeste do estado, afetando cidades como Cascavel/PR e Francisco Beltrão/PR. Nessa região, as temperaturas máximas variam entre 19°C e 20°C, representando uma queda de 7°C a 10°C. Confira a previsão desta segunda-feira (22) para as capitais:

    • Porto Alegre/RS - Mín.: 13°C / Máx.: 20°C
    • Curitiba/PR - Mín.: 12°C / Máx.: 22°C
    • Florianópolis/SC - Mín.: 14°C / Máx.: 21°C

    Quedas de temperatura estão previstas para o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil na tarde de segunda-feira (22). No sul do Mato Grosso do Sul, o modelo indica declínio de até 12°C em Dourados (MS). Já no estado de São Paulo, a porção sudoeste deve registrar máximas entre 23°C e 25°C, o que representa uma queda superior a 10°C.

    Terça-feira com 12 estados afetados pela onda de frio

    Nesta terça-feira (23), 12 estados estarão sob a influência da onda de frio, que chega ao seu segundo dia de atuação. Na Região Sul, há risco de geadas, especialmente nas serras gaúcha e catarinense. Nessas áreas, as temperaturas mínimas devem ficar abaixo de 5°C, com possibilidade de valores negativos em pontos isolados.

    Massa de ar frio avança pelo país nesta terça-feira (23).
    Massa de ar frio avança pelo país e atinge 12 estados nesta terça-feira (23).

    No sul do Paraná, as mínimas variam entre 4°C e 6°C, com chance de geadas leves. No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul amanhece com temperaturas entre 11°C e 14°C, enquanto no Mato Grosso as mínimas ficam próximas de 22°C, mesmo com a presença do ar frio.

    Em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o amanhecer terá temperaturas entre 14°C e 19°C, com tendência de queda nos próximos dias à medida que a massa de ar frio avança.

    Temperatura mínima prevista para a manhã desta terça-feira (23).
    Temperatura mínima prevista para a manhã desta terça-feira (23).

    Apesar de estarem na Região Norte, os estados de Tocantins, Rondônia e Pará terão influência da friagem na manhã desta terça-feira (23). As temperaturas apresentam ligeira queda, tanto nas mínimas quanto nas máximas.

    Entre segunda-feira (22) e terça-feira (23), o modelo prevê uma queda acentuada nas temperaturas. A diferença nas máximas pode chegar a até 12°C em algumas regiões.

    Durante a tarde de terça-feira (23) é que vamos perceber a atuação desta onda de frio. Em cidades do Sudeste, a diferença entre as temperaturas máximas previstas fica próxima de 10°C, caso de Volta Redonda/RJ, São Paulo/SP e Campinas/SP.

    Temperatura máxima prevista para esta terça-feira (23).
    Temperatura máxima prevista para esta terça-feira (23), segundo o modelo ECMWF.

    Na Região Sul, a temperatura máxima será maior em comparação com a segunda-feira (22), mas não ultrapassa os 22°C. Na maior parte do Centro-Oeste, as temperaturas máximas durante a tarde de terça-feira (23) ainda superam os 30°C; contudo, a queda chega a 6°C em relação ao dia anterior.

    No Sudeste do Brasil, o frio será mais intenso em áreas próximas ao litoral e em regiões de serra, como o sul de Minas Gerais, o norte de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro. Nessas regiões, as máximas variam entre 16°C e 24°C.