Onda de frio atinge o Brasil na primeira semana da primavera; confira a previsão
Nesta primeira semana da primavera, o Brasil será atingido por uma onda de frio que vai provocar queda acentuada nas temperaturas em grande parte do país.
- Veja também: Frente fria chega a SP nesta segunda (22): alerta de intensos temporais; confira a previsão

Na primeira semana da primavera, não teremos apenas a passagem de uma frente fria. Logo em sua retaguarda, uma massa de ar frio avança sobre o Brasil, derrubando as temperaturas a partir de segunda-feira (22). Esse ar frio persistirá por alguns dias, configurando uma onda de frio.
Até terça-feira (23) pelo menos 12 estados estarão sob a atuação da massa de ar frio, confira a lista:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás
- Pará
- Rondônia
- Tocantins
A seguir acompanhe a previsão do tempo com mais informações para esta segunda (22) e terça-feira (23).
Ar frio avança pelo Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste
A massa de ar frio começa a avançar sobre o Brasil nesta segunda-feira (22), provocando queda considerável nas temperaturas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
No estado gaúcho, as máximas não devem passar de 19°C ao longo do dia. O mesmo cenário é esperado em Santa Catarina e no Paraná. Já nos municípios de maior altitude catarinense, as temperaturas ficam ainda mais baixas, variando entre 14°C e 16°C.

No Paraná, as primeiras áreas atingidas pelo ar polar serão o sudoeste do estado, afetando cidades como Cascavel/PR e Francisco Beltrão/PR. Nessa região, as temperaturas máximas variam entre 19°C e 20°C, representando uma queda de 7°C a 10°C. Confira a previsão desta segunda-feira (22) para as capitais:
- Porto Alegre/RS - Mín.: 13°C / Máx.: 20°C
- Curitiba/PR - Mín.: 12°C / Máx.: 22°C
- Florianópolis/SC - Mín.: 14°C / Máx.: 21°C
Quedas de temperatura estão previstas para o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil na tarde de segunda-feira (22). No sul do Mato Grosso do Sul, o modelo indica declínio de até 12°C em Dourados (MS). Já no estado de São Paulo, a porção sudoeste deve registrar máximas entre 23°C e 25°C, o que representa uma queda superior a 10°C.
Terça-feira com 12 estados afetados pela onda de frio
Nesta terça-feira (23), 12 estados estarão sob a influência da onda de frio, que chega ao seu segundo dia de atuação. Na Região Sul, há risco de geadas, especialmente nas serras gaúcha e catarinense. Nessas áreas, as temperaturas mínimas devem ficar abaixo de 5°C, com possibilidade de valores negativos em pontos isolados.

No sul do Paraná, as mínimas variam entre 4°C e 6°C, com chance de geadas leves. No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul amanhece com temperaturas entre 11°C e 14°C, enquanto no Mato Grosso as mínimas ficam próximas de 22°C, mesmo com a presença do ar frio.
Em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o amanhecer terá temperaturas entre 14°C e 19°C, com tendência de queda nos próximos dias à medida que a massa de ar frio avança.

Apesar de estarem na Região Norte, os estados de Tocantins, Rondônia e Pará terão influência da friagem na manhã desta terça-feira (23). As temperaturas apresentam ligeira queda, tanto nas mínimas quanto nas máximas.
Durante a tarde de terça-feira (23) é que vamos perceber a atuação desta onda de frio. Em cidades do Sudeste, a diferença entre as temperaturas máximas previstas fica próxima de 10°C, caso de Volta Redonda/RJ, São Paulo/SP e Campinas/SP.

Na Região Sul, a temperatura máxima será maior em comparação com a segunda-feira (22), mas não ultrapassa os 22°C. Na maior parte do Centro-Oeste, as temperaturas máximas durante a tarde de terça-feira (23) ainda superam os 30°C; contudo, a queda chega a 6°C em relação ao dia anterior.
No Sudeste do Brasil, o frio será mais intenso em áreas próximas ao litoral e em regiões de serra, como o sul de Minas Gerais, o norte de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro. Nessas regiões, as máximas variam entre 16°C e 24°C.