Bloqueio à frente? Vórtice Ciclônico vai ajudar a inibir as chuvas em boa parte do Brasil

Após dias com muita chuva, a previsão indica a presença de um Vórtice Ciclônico o que vai fazer com que as chuvas diminuam sobre o Brasil Central.

Anomalia média semanal de precipitação, prevista pelo modelo ECMWF para a semana entre 03 e 10 de Fevereiro.
Anomalia média semanal de precipitação, prevista pelo modelo ECMWF para a semana entre 03 e 10 de Fevereiro.

Há alguns dias estávamos falando da presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre boa parte do Brasil, atravessando o país desde a Região Norte ao litoral do Sudeste. Um sistema típico do período úmido do país, que possui uma enorme importância para os reservatórios realizando a sua manutenção.

Além disso, a ZCAS conta com o suporte de outros importantes sistemas como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Alta da Bolívia e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), por exemplo, para a sua manutenção e para que se mantenha por vários dias.

Nos próximos dias o modelo de confiança de Meteored | Tempo.com indicou uma mudança nos padrões atmosféricos. O enfraquecimento da Alta da Bolívia, faz com que o escoamento de umidade se desloque para oeste do Brasil levando consigo as chuvas que agora atuam sobre partes da Região Sul.

Previsão do acumulado de chuva entre a quarta-feira (05) e sexta-feira (07).
Previsão do acumulado de chuva entre a quarta-feira (05) e sexta-feira (07).

Por falar em chuvas, elas vão ocorrer nos estados do Sul, Centro-Oeste, Norte e em partes do Sudeste como sul e oeste do estado de São Paulo, oeste do Triângulo Mineiro. Há potencial para chuvas intensas e tempestades, contudo, ocorrem de formas isoladas. Nas demais áreas do Sudeste terá o aumento das temperaturas e a diminuição dos volumes de chuva ao longo dos próximos dias.

VCAN: Sistema provoca a diminuição das chuvas e o aumento das temperaturas no Sudeste

O grande causador dessa mudança nos padrões é a presença do VCAN deslocado sobre o centro-leste do Brasil, que vai funcionar como uma barreira dificultando o avanço de sistemas para as demais áreas do Sudeste e partes do Nordeste.

Sim, é isso mesmo! O mesmo sistema que ajuda a canalizar a umidade sobre o Sudeste, auxiliando na formação da ZCAS que provoca muita chuva é capaz de inibir a formação de nebulosidade deixando o tempo mais estável e diminuindo a precipitação.

Vórtice Ciclônico em Altos Níveis presente na região central do Brasil neste sábado (08).
Vórtice Ciclônico em Altos Níveis presente na região central do Brasil neste sábado (08).

Isto ocorre devido ao movimentos ciclônicos nas altas camadas da atmosfera, ou seja, os movimentos em sentido horário provocam a subsidência (descida) do ar em seu centro, o que dificulta e, até mesmo, causa a inibição da formação de nuvens de chuva originando condições mais secas na sua área de atuação.

Na imagem é possível observar a não formação de nuvens de chuva sobre o centro do país, devido a presença do VCAN sobre a área. O que faz tornar presente a alta temperatura e a ausência de precipitação.

Previsão de nebulosidade e de chuva para a manhã de sábado (08).
Previsão de nebulosidade e de chuva para a manhã de sábado (08).

Com o deslocamento do VCAN, a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) também se move. Ao longo da semana, a borda da ASAS se fará presente no leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sul da Bahia contribuindo para uma configuração de bloqueio atmosférico.

É certo que teremos uma diminuição das chuvas em áreas do centro-oeste, sudeste e sul da Bahia, no entanto, o padrão ainda não será caracterizado como um bloqueio devido à possibilidade de um pequeno período de atuação.

A presença do VCAN sobre o centro-leste do Brasil associado a borda da ASAS atuando também sobre o litoral brasileiro deverá persistir até, pelo menos, neste final de semana, provocando temperaturas acima dos 30°C. Após o domingo (09) o sistema começa a perder força sobre o continente e as pancadas de chuva irão voltar a ocorrer de maneira isolada.

Até o final da primeira quinzena de fevereiro o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indicam chuvas irregulares sobre o Sudeste, com possibilidades de tempestades, quedas de granizo e fortes rajadas de ventos ocorrendo de maneira isolada.