Chuvas intensas causam alagamentos e deslizamentos em Recife. Previsões indicam que as chuvas terminarão em breve

O extremo leste de Pernambuco, inclusive a capital Recife, foi fortemente atingido pelas chuvas nesta quarta-feira. Alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores causaram transtornos para a população.

Registros de alagamentos e quedas de árvore na grande Recife.
Registros de alagamentos e quedas de árvore na grande Recife (imagens: divulgação / anônimo)

A grande Recife está enfrentando graves transtornos nesta quarta-feira (5) devido a chuvas intensas. Vias alagadas, quedas de árvores, deslizamentos de barreiras e suspensão de aulas foram registrados em várias cidades, como Recife e Paulista. O Centro de Operações do Recife (COP) declarou estado de alerta máximo devido ao alto risco à população e à necessidade de uma força-tarefa para atuar no controle da situação.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou avisos de grande perigo para a região litorânea de Pernambuco e Alagoas, com risco de chuvas superiores a 100 mm por dia e ventos superiores a 100 km/h nesta quarta-feira.

As tempestades trazem grande risco de danos em edificações, cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas (raios), alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário devido à submersão de ruas e avenidas.

Mapa de avisos emitidos pelo INMET nesta quarta-feira.
Mapa de avisos emitidos pelo INMET nesta quarta-feira ilustra situação de perigo na grande Recife.

Um homem morreu após sofrer um choque elétrico em uma área alagada. Linhas do metrô pararam devido a alagamentos. A Universidade Federal de Pernambuco suspendeu suas atividades, assim como outras escolas municipais e estaduais.

Fora os inúmeros pontos de alagamento intransitáveis, árvores caíram em diversas ruas, barreiras deslizaram, e o Rio Duas Unas, em Jaboatão, atingiu a cota de alerta, com possibilidade de inundação.

Felizmente, chuvas vão parar já nos próximos dias

Felizmente, as chuvas que atingem o litoral leste devem cessar já nos próximos dias. Nesta Quinta-feira (06), chuvas ainda devem atingir todo o leste de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, porém com menor intensidade. Ainda assim, essa situação ainda pode estender alguns transtornos para a população.

Previsão de nebulosidade e chuva na quinta-feira durante a tarde.
Previsão de nebulosidade e chuva na quinta-feira durante a tarde mostra chuvas se formando em parte do Nordeste, inclusive Recife, mas com intensidade menor que a dos dias anteriores.

Na sexta-feira (07), a probabilidade de chuva cai consideravelmente em todos os municípios ao leste e nas regiões próximas do litoral, inclusive na grande Recife. Há apenas risco de chuvas fracas e acumulados muito baixos, que dão um fim aos transtornos mais significativos da região.

A situação continuará durante o sábado (08) e o domingo (09). O tempo firme predomina, com menor possibilidade de chuva fraca. Caso ocorra, a chuva trará apenas acumulados baixos que não devem causar grandes transtornos para a população.

Previsão de probabilidade de chuva na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na sexta-feira durante a tarde mostra que a chance de chuvas cai consideravelmente, dando um fim às chuvas volumosas que atingiram a região.

Vale notar, no entanto, que chuvas podem continuar atingindo o litoral norte com força, especialmente no Maranhão, Piauí e Ceará. No Maranhão, em particular, tempestades podem atingir uma grande porção dos municípios, e os acumulados totais até o final do domingo podem ultrapassar os 150 mm de chuva, inclusive nas regiões litorâneas e na capital São Luís.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do próximo domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do próximo domingo mostra que chuvas fortes continuarão atingindo o litoral norte, ultrapassando os 150 mm em algumas regiões.

Previsões de prazo mais longo indicam que essa situação deve continuar ao longo da semana que vem, com ausência de chuvas fortes na maior parte da região Nordeste, porém com uma continuidade das pancadas de chuva no litoral norte.

EM RESUMO, Chuvas intensas causaram graves transtornos na Grande Recife, com alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos. O estado está em alerta máximo, mas a situação deve melhorar principalmente a partir de sexta-feira (07), com previsão de uma redução significativa nas chuvas. Enquanto isso, tempestades persistem no litoral norte, com destaque para Maranhão, Piauí e Ceará, onde os acumulados podem ultrapassar 150 mm até domingo (09).

Não deixe de verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município e se há chuva prevista para não ser pego de surpresa. Confira a previsão detalhada para sua localidade disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.