O tempo no Sudeste: duas frentes frias passam pela região e geram chuva e até leve frio nos próximos dias

Duas frentes frias vão avançar pelo centro-sul do país e gerar chuva e friozinho nos próximos dias. O primeiro sistema já chega neste final de semana e o próximo na terça-feira (09).

chuva
Volume de chuva pode beirar os 100mm no leste de São Paulo nos próximos dias com chegada de frente fria.

Duas novas frentes frias vão marcar esse comecinho do mês de abril no centro-sul do país, onde existe a possibilidade de alguns temporais e volumes elevados de precipitação no Sul e até mesmo no Sudeste.

A primeira frente fria já começa a avançar pelo Sul do Brasil nesta quinta-feira (04), mas logo será destaque no Sudeste no primeiro final de semana do mês de abril. No sábado (06), a previsão é de chuva especialmente em áreas do sul e leste paulista.

Primeiro final de semana de abril com chuvas fortes e até volumosas em partes do estado de São Paulo devido a chegada de uma frente fria, mas isso será pontual e sistema logo será empurrado para o oceano.

Como o sistema não vai avançar de maneira muito continental, espera-se maiores acumulados de precipitação em áreas mais próximas ao litoral, e é por isso que a atenção deve ser redobrada especialmente no litoral sul paulista, desde Registro até Santos.

Vale ressaltar que o volume total de chuva esperado até a próxima terça-feira (09) é de quase 100 mm no leste do estado de São Paulo, uma parte provocada pela primeira frente fria neste final de semana e outra parte pelo segundo sistema frontal no comecinho da próxima semana.

Fim de semana com mudanças no tempo

Com a chegada da primeira frente fria entre a noite de sexta-feira (05) e a manhã de sábado (06), esperam-se pancadas de chuva em forma de temporais e acumulados significativos em partes do estado de São Paulo, mas principalmente no litoral sul paulista.

O volume elevado de quase 100mm, no entanto, não deve cair tudo no final de semana. No domingo (07) haverá uma redução das instabilidades, mas já no comecinho da semana que vem com a chegada de uma segunda frente fria, a chuva retorna e de novo com volumes expressivos apenas em áreas mais próximas ao litoral, área que tende ser a mais atingida até a noite da terça-feira (09), mas grande parte desse volume já vai de maneira pontual neste sábado.

chuvas
Apesar do alerta no litoral sul paulista neste final de semana com a chegada da frente fria, mal deve chover na maior parte do Sudeste que fica apenas com pancadas isoladas e muito calor.

Com o alto volume de chuva esperado, não se descarta o potencial para transtornos relacionados a pontos de alagamento. A preocupação é grande também quanto ao risco de descargas elétricas e eventual queda de granizo, isso porque antes da chuva, a atmosfera vai permanecer bem quente. A máxima prevista na capital São Paulo na tarde desta sexta é de 31°C.

A frente fria não vai conseguir avançar de forma abrangente pelo Sudeste e logo será empurrada para o oceano no domingo (07), ou seja, a chuva já perde espaço e intensidade também sobre o leste de São Paulo. Entre o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e Minas Gerais mal deve chover e a expectativa é de um primeiro fim de semana de abril ensolarado e quente.

A queda na temperatura também pontual

Voltou fazer bastante calor nesses primeiros dias do mês de abril na região Sudeste, devido ao maior predomínio do sol e a redução da nebulosidade comparado ao finalzinho de março. Porém, após uma sexta e um sábado bem quentes, a tendência é de queda na temperatura no domingo (07), mas de maneira localizada.

O que significa que na maior parte do Sudeste vai sim continuar fazendo muito calor, mesmo em pleno outono. Aliás, até vale ressaltar que nesta época do ano por mais que as manhãs já registrem temperaturas mínimas menores comparadas ao verão, as máximas ainda não devem se comportar dessa maneira.

Apesar do início do outono, voltou a fazer muito calor no Sudeste no começo de abril, muitos já questionam a presença de uma nova onda de calor, isso porque as temperaturas máximas voltaram a ultrapassar os 30°C.

Com a passagem da frente fria nos próximos dois dias, a condição também é para uma mudança no padrão das temperaturas, pelo menos em uma parte localizada que será também a mais impactada pela chuva, ou seja, o leste de São Paulo.

frio
Temperatura tende a cair no leste paulista no domingo, mas na maior parte do estado e também do Sudeste como um todo, a expectativa ainda é de muito calor.

Como a frente fria vai avançar de forma costeira, temperaturas amenas podem ser registradas no leste paulista, especialmente em regiões serranas como na Mantiqueira com máxima em torno de 19°C no domingo. Porém, o friozinho não tende a se espalhar, pois no norte paulista, assim como na maior parte do Sudeste, o calor vai permanecer com máximas acima dos 30°C.