O tempo no Sudeste do Brasil: semana marcada pelo aumento do calor e pelo alerta de tempestades e chuvas intensas

Chuvas intensas e tempestades continuam a proporcionar alertas no Sudeste ao longo da semana. No entanto, o calor e o tempo firme predominam em algumas localidades da Região. Confira os detalhes da previsão do tempo.

chuvas intensas
Os acumulados não são muito expressivos para a semana na Região Sudeste.

As chuvas continuam a atingir o Sudeste ao longo da semana. No entanto, o padrão de distribuição da precipitação se mantém irregular em boa parte da Região. De qualquer forma, será mais uma semana com alertas de pancadas isoladas de até forte intensidade, de tempestades e de chuvas intensas.

Devido ao padrão mais irregular das chuvas, não há acumulados expressivos para a semana na Região Sudeste, com em torno dos 100 mm apenas no norte de Minas Gerais.

Ao mesmo tempo em que há risco de transtornos por conta dos eventos intensos de chuvas, o calor vai tomando conta de boa parte do Sudeste no decorrer da semana.

A seguir, confira os destaques e os mapas da previsão do tempo.

Previsão de chuva para o Sudeste: semana com alerta de tempestades e chuvas intensas

Segunda-feira

A segunda-feira (05) começa com tempo firme predominando em boa parte do Sudeste, com mais concentração de nuvens no norte de São Paulo, sul e faixa leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, com possibilidade de chuva fraca somente no noroeste paulista.

alerta de tempestades
Mapa densidade de raios previsto para a tarde da segunda-feira (05). O mapa contribui para realçar as regiões com maior risco de tempestades.

Por volta do início da tarde, instabilidades começam a se desenvolver e entre a metade do período e o início da noite, há alerta de pancadas de até forte intensidade e de tempestades em todo o estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-sul de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro. Como o padrão é isolado, muitas localidades podem não registrar chuvas, mas as áreas com maior probabilidade são: a faixa leste paulista, o sul e a região da Zona da Mata de Minas Gerais.

Terça-feira

Na terça-feira (06), a maior concentração das nuvens contínua entre o norte de São Paulo e o Triângulo Mineiro, além do sul e faixa leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Agora há a inclusão da porção central e norte mineiro e o Espírito Santo. No entanto, há possibilidade de chuva fraca e isolada somente entre os territórios paulista e mineiro.

alerta de tempestades
Mapa densidade de raios previsto para a tarde da terça-feira (06). O mapa contribui para realçar as regiões com maior risco de tempestades.

A partir do início da tarde, as instabilidades começam a se desenvolver e se espalham pelo Sudeste, deixando alertas de chuvas intensas e tempestades até o início da noite boa parte de Minas Gerais, com exceção para o norte do estado, o Espírito Santo, o Rio de Janeiro, o leste e centro-norte de São Paulo.

A porção central de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte e o Espírito Santo são as regiões com maior potencial para transtornos. Já nas demais áreas, as chuvas ocorrem de forma muito isolada.

Quarta-feira

Na quarta-feira (07), o tempo fica mais instável sobre o estado de Minas Gerais, o Espírito Santo e o nordeste de São Paulo, com muita nebulosidade já pela manhã. Possibilidade de chuva fraca somente no leste de mineiro e no território capixaba.

alerta de chuvas intensas e tempestades
Mapa densidade de raios previsto para a tarde da quarta-feira (07). O mapa contribui para realçar as regiões com maior risco de tempestades.

Novamente, a partir do início da tarde, as instabilidades começam a se desenvolver e proporcionam alertas de chuvas intensas e tempestades até o início da noite em todo o estado de Minas Gerais, o Espírito Santo, o nordeste de São Paulo e áreas próximas ao sul mineiro, e o Rio de Janeiro.

No período da noite, as chuvas diminuem de intensidade, mas ainda podem haver núcleos mais intensos em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Quinta-feira

Na quinta-feira (08), o tempo firme e ensolarado predomina nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro. Já no restante do Sudeste, muita nebulosidade pela manhã e possibilidade de chuva forte já pela manhã entre Minas Gerais e o Espírito Santo.

A partir da tarde até o período da noite, há alerta para o risco de chuvas intensas e tempestades no norte e centro-leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Há potencial para alagamentos e inundações, principalmente entre o leste mineiro e o território capixaba.

Sexta-feira

Na sexta-feira (09), o mesmo padrão da quinta-feira (08) é esperado, com chuvas concentradas sobre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, e tempo firme predominando sobre São Paulo e o Rio de Janeiro.

Já há alerta pela manhã de chuvas intensas no norte e nordeste de Minas Gerais e sobre o norte do Espírito Santo. Nas demais regiões mineiras, o tempo fica nublado com possibilidade de chuva fraca e isolada. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o tempo firme predomina, com sol entre poucas nuvens sobre o território fluminense.

A partir da tarde, as instabilidades ganham intensidade e há alerta de chuvas muito intensas e de tempestades no norte e nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Na porção central e na Zona da Mata de Minas Gerais, há possibilidade de pancadas isoladas. Essa chance se estende para o Rio de Janeiro, mas sem o risco de eventos intensos.

A sensação de calor aumenta ao longo da semana com máximas de mais 30°C em várias localidades

As temperaturas de verão continuam sobre o Sudeste, com temperaturas máximas próximas dos 30°C em boa parte do Sudeste no início da semana, com termômetros marcando acima deste patamar somente no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. As chuvas a partir da tarde, contribuem para arrefecer as temperaturas sobre São Paulo, o Rio de Janeiro e a metade sul de Minas Gerais.

Com as chuvas migrando para o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo, o tempo fechado e as chuvas contribuem para temperaturas mais amenas em boa parte desses estados, com calor ainda sendo sentido na região do Triângulo Mineiro.

Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, a última parte da semana será de bastante calor, com temperaturas em torno dos 30°C em boa parte e até variando de 32 a 35°C no centro-norte e oeste de São Paulo. Na porção central de Minas Gerais, em Belo Horizonte, as temperaturas ficam próximas dos 30°C a partir da quinta-feira (08).