O tempo no fim de semana no Brasil: INMET emite alerta de muito calor e umidade extremamente baixa em quase todo o país
Enquanto a chuva acontece somente nos extremos do país, a maior parte do Brasil terá um fim de semana muito seco e muito quente também. INMET emitiu alerta para a saúde.

O fim de semana será marcado pelo tempo completamente seco e muito quente na maior parte do Brasil. Uma massa de ar quente vindo do interior do continente tem se espalhado e chamado bastante a atenção, visto que anomalias de até 11°C são esperadas.
Conforme o tempo permanecer seco, ensolarado, sem presença de nuvens e a temperatura for subindo cada vez mais, aumenta a preocupação quanto a qualidade do ar. Os índices de umidade relativa podem atingir níveis críticos no fim de semana especialmente no Brasil central.
Vale ressaltar que a chuva só deve acontecer em partes da região Sul, inclusive com volumes elevados no Rio Grande do Sul, partes do Norte e no leste do Nordeste. Porém, as instabilidades estarão muito concentradas. As regiões Sudeste e Centro-Oeste ficarão muito secas.
O tempo no fim de semana
Uma nova condição de bloqueio atmosférico fará com que as chuvas não avancem pelo centro-sul, e a partir deste cenário cria-se o aumento exorbitante das temperaturas, algo que ficará em completa evidência neste fim de semana.

Neste sábado (17) já são esperadas temperaturas muito elevadas sobre quase todo o Brasil. O mapa acima mostra a mancha em vermelho representado máximas acima dos 27°C pelo menos. Porém, há previsão de temperaturas acima de 40°C nas cidades que registrarão os extremos de calor.
Apesar da recente passagem de uma intensa massa de ar polar, o cenário para este final de semana é de extremo calor e fica até difícil parecer ser ainda inverno. As temperaturas continuarão subindo de maneira expressivas nos próximos dias e recordes de calor podem ser registrados.
️ Bolha de ar quente ganha intensidade nos próximos dias sobre o centro-sul do Brasil, principalmente sobre parte da Região Sul.
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) August 15, 2024
️ Saiba tudo sobre a onda de calor: https://t.co/z4UJjRB0ZO pic.twitter.com/vuvEoC43cy
No domingo (18) o calor estará ainda mais presente e espalhado pelo Brasil, porém, a maior preocupação fica concentrada em partes do centro-sul com temperaturas muito acima do normal, tudo isso devido a essa bolha de ar quente concentrada especialmente sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Umidade do ar
Com o tempo seco e quente previsto para o fim de semana, espera-se também uma baixa umidade relativa do ar, o que traz diversas preocupações para a saúde, isso sem falar do maior risco para incêndios florestais, que consequentemente geram uma grande quantidade de fumaça e fuligem.

A umidade do ar pode cair a níveis críticos para a nossa saúde como mostra o mapa acima. Na tarde extremamente seca e quente de domingo, a umidade relativa do ar pode chegar a 9% no interior do país como mostra o mapa acima. Vale ressaltar que todas as áreas em marrom do mapa esperam baixos índices.
️ #Atenção: Previsão de baixa umidade hoje (15), em áreas do MT, MS, SP, MG e GO. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12%.
— INMET (@inmet_) August 15, 2024
Confira nosso aviso vermelho (grande perigo) https://t.co/Frinqh4Vtu
Fique atento e siga as recomendações da Defesa Civil Nacional️ pic.twitter.com/lAZWlfOc5D
Apesar do alerta emitido pelo INMET para esta quinta-feira (15) sobre as áreas em vermelho do mapa, é válido mencionar que esses mesmos riscos permanecerão e podem até piorar nos próximos dias, ou seja, a onda de calor será intensa e nada passageira.