O tempo no fim de semana no Brasil: frio, calor, sol e chuva são previstos pelo país; veja o que acontece na sua região
O primeiro final de semana de julho será movimentado com previsão de sol e chuva, frio e calor em áreas espalhadas pelo Brasil.
Veja também: Mais uma massa de ar frio vai influenciar o Brasil neste fim de semana; confira as regiões afetadas

Os primeiros dias de julho foram marcados por temperaturas negativas sobre o Sul do Brasil, devido a presença da massa de ar polar que afetou diversos estados, principalmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Além do frio, chuvas volumosas foram registradas desde segunda-feira (30) sobre o litoral nordestino e no Sudeste, em alguns pontos os volumes ficaram entre 80 e 100 mm, de acordo com as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Confira agora a previsão do tempo para este final de semana no Brasil e veja como fica o tempo para a sua região.
Nova massa de ar frio mantém temperaturas baixas no Sul e Sudeste
Neste sábado (5) e domingo (6) as temperaturas continuam amenas desde as primeiras horas da manhã com mínimas abaixo dos 10°C entre o Rio Grande do Sul e Paraná. Durante o período da tarde as máximas não sobem muito, sendo os maiores valores na porção oeste do Sul do Brasil. Nestas áreas as temperaturas chegam aos 22°C, nas demais regiões termômetros variando entre 18°C e 20°C.
Sobre o Sudeste, a previsão é de mínimas entre 7°C e 15°C, com destaque para as cidades mais altas próximas a Serra da Mantiqueira, com temperaturas na casa dos 7°C. No decorrer da tarde, as temperaturas não devem subir.

O friozinho se concentra sobre o leste do Sudeste com máximas na casa dos 20°C, como em São Paulo/SP. No outro lado da região, em Ribeirão Preto/SP e Uberlândia/MG, por exemplo, as máximas chegam aos 26°C.
Neste final de semana o tempo contará com muito sol na região e poucas chances de chuva. Além disso, uma nova massa de ar frio se aproxima da Região Sul do Brasil no decorrer de domingo (6) e ajudam manter as temperaturas baixas, capitais como Porto Alegre/RS, Curitiba/PR e São Paulo/SP, serão atingidas.
Sol e calor no Centro-Oeste e áreas da Região Norte e Nordeste
O Brasil segue dividido em dois estados de temperatura, as mais amenas no centro-sul e as mais elevadas no centro-norte. O contraste térmico pode ser visualizado através da previsão deste final de semana.
No Centro-Oeste, áreas do leste do Mato Grosso e norte de Goiás tem previsão de máxima que supera os 31°C neste sábado (5) e domingo (6). A exemplo disso temos Querência/MT e Porangatu/GO. Final de semana com muito calor e muito sol também, o tempo fica estável, firme e praticamente sem nuvens no Brasil Central.

As máximas também ficam elevadas em alguns estados da Região Norte, como Tocantins e sul do Pará, o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica temperaturas na casa dos 34°C para estas áreas. Na região Nordeste, o Maranhão e o Piauí serão os estados mais quentes da região neste fim de semana, com temperaturas que variam entre 31°C no litoral dos territórios e chega aos 35°C no interior, próximo a divisa entre os estados.
Chuvas continuam sobre a Região Norte e litoral do Nordeste
O final de semana terá chuvas sobre a Região Norte do Brasil, em especial os estados de Roraima, Amazonas, Amapá e parte oeste do Pará. A presença de umidade na região associada às temperaturas mais elevadas, deixam o tempo abafado e promove a formação de instabilidades. As pancadas de chuva ocorrem com mais intensidade durante as tardes de sábado (5) e domingo (6).
Sobre o litoral nordestino, a umidade que chega do Oceano Atlântico encontra uma atmosfera mais quente e seca sobre o continente proporcionando a formação de nuvens de chuva sobre algumas capitais como Salvador/BA, Recife/PE e Natal/RN.

Há previsão de chuva durante a manhã deste sábado (5) em Salvador/BA e áreas próximas, o mesmo se repete no domingo (6) com maiores áreas atingidas. Previsão de chuva também para municípios da Paraíba e Alagoas.
Os maiores acumulados entre este sábado (5) e domingo (6) ficam por conta de Salvador/BA com 49 mm, Boa Vista/RR com 45 mm e Manaus/AM com 30 mm. Nas demais capitais nordestinas o volume de chuva chega aos 15 mm.