Mais uma massa de ar frio vai influenciar o Brasil neste fim de semana; confira as regiões afetadas
Uma nova massa de ar frio ajudará a manter as temperaturas baixas em diversos estados, inclusive nas capitais. No entanto, nem todos os municípios do Sul e do Sudeste serão afetados.
- Mais informações: Como será o clima no mês de julho no Brasil

Entre a noite desta sexta-feira (04) e o domingo (06), uma nova frente fria irá avançar pelo país. Ao longo do sábado (05), ela avança pelo Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina e chegando até o Paraná. No domingo (06), o sistema chegará até a altura do estado de São Paulo.
Em termos de precipitação, o sistema se restringirá apenas a formar chuvas fracas e chuvisco no Brasil - especialmente na região litorânea. Os acumulados mais intensos serão registrados no litoral de São Paulo e giram em torno dos 20 mm. Isso significa que, felizmente, o sistema não deve causar grandes transtornos em nenhum município.

O efeito mais significativo que essa frente fria trará para o país é uma massa de ar frio que fará as temperaturas continuarem baixas em boa parte do país.
Temperaturas continuam baixas no fim de semana
Essa massa de ar frio, novamente, não será tão intensa quanto as anteriores registradas em Junho. No entanto, ela será capaz de manter as temperaturas baixas especialmente no extremo leste dos estados do Sul e Sudeste do país.
Isso significa que as capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo, que estão posicionadas ao leste dos seus respectivos estados, continuarão registrando temperaturas baixas ao longo deste final de semana. Belo Horizonte também seguirá registrando temperaturas baixas em Minas Gerais.

As temperaturas atingirão valores por volta dos 10°C durante a manhã em todas as capitais mencionadas. Enquanto isso, temperaturas de até 4°C em alguns municípios do interior. Na região da Serra Gaúcha e Catarinense, os termômetros ainda podem chegar a 0°C.
Isso significa que há possibilidade de formação de geadas pontuais em diversos estados, especialmente na região Sul e nos arredores da Serra da Mantiqueira, onde há maior probabilidade de que temperaturas de 4°C ou menos sejam registradas.

Esta pode ser, no entanto, a última massa de ar frio expressiva a atingir o país este mês. A partir da semana que vem, existe uma tendência de aquecimento no Sul e no Sudeste e, no momento, previsões não indicam a possibilidade de ocorrência de nenhuma outra massa de ar frio expressiva na primeira quinzena de Julho.
Portanto, a tendência prevista anteriormente, de que Julho será um mês mais quente e mais seco do que Junho, ainda persiste. Para descobrir exatamente quais temperaturas mínimas e máximas estão sendo previstas para o seu município específico, não deixe de conferir as previsões disponíveis aqui no portal da Meteored | Tempo.com.