O tempo no fim de semana: ar polar traz muito frio e nova massa de ar frio chega já no domingo

O frio no centro-sul do Brasil já está causando geadas e até mesmo neve nessa sexta-feira (14). Agora, previsões indicam que uma nova massa de ar polar atingirá o país domingo, fazendo as temperaturas caírem ainda mais.

Fim de semana: Ar polar traz muito frio e nova massa de ar frio chega já no domingo
O frio no centro-sul do Brasil já causou geadas e até mesmo neve nessa sexta-feira (14) e, agora, uma nova massa de ar polar atingirá o país domingo.

O último ciclone extratropical a se formar na América do Sul causou grande destruição no Sul. As tempestades com granizo violento, grandes acumulados de chuva e rajadas de vento intensas causaram inúmeros alagamentos, danificaram edifícios e residências, derrubaram árvores e postes de energia, causaram grandes estragos em plantações e transtornos no transporte rodoviário.

Agora, após a passagem do ciclone e sua frente fria associada, uma massa de ar frio avança pelo país e faz as temperaturas caírem ao longo dos próximos dias. A queda de temperaturas pode fazer as temperaturas no centro-sul do Brasil registrarem anomalias de 10°C abaixo do normal ou mais.

Uma FRENTE é uma zona de transição entre duas massas de ar com diferentes densidades e temperaturas. Após sua passagem, uma massa de ar diferente toma o lugar da anterior. Portanto, é normal observar uma grande mudança nas variáveis meteorológicas.

No Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, já foram registradas temperaturas abaixo dos 5°C na madrugada desta sexta-feira (14), com inúmeras ocorrências de geada, como já havia sido previsto aqui na Meteored. Confira abaixo as cinco menores temperaturas registradas pelo INMET:

  1. Bagé (RS) - 2,3°C
  2. São Mateus do Sul (PR) - 2,6°C
  3. Inácio Martins (PR) - 2,7°C
  4. Novo Horizonte (SC) - 2,7°C
  5. Canguçu (RS) - 2,9°C

Além disso, Santa Catarina registrou a primeira ocorrência de neve no inverno de 2023. O fenômeno aconteceu durante a madrugada dessa sexta-feira (14) nos municípios de Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici, que estão localizados na serra catarinense.

A queda de temperaturas já está sendo sentida também em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e até mesmo nos municípios mais ao sul do Mato Grosso e de Goiás, e a sensação de frio vai continuar ao longo deste sábado (15). Cidades como São Paulo Capital, por exemplo, registrarão mínima de 8°C, enquanto Campo Grande registrará mínima de 10°C.

Previsão para Domingo: Situação melhora ou piora?

Durante o próximo domingo (16), as temperaturas começam a esquentar novamente no Brasil, com mínimas e máximas um pouco mais elevadas do que o registrado no Sábado. No entanto, embora não haja previsão de chuva nem tempo severo, uma nova massa de ar frio já avança novamente pelo Rio Grande do Sul.

Mapa de temperaturas mínimas previstas para a madrugada de segunda-feira (17).
Mapa de temperaturas mínimas previstas para a madrugada de segunda-feira (17) mostra valores inferiores a 10°C em todo o estado Gaúcho, o que é representado pelas cores esverdeadas.

A queda de temperaturas deve se acentuar durante a madrugada da segunda-feira (17), quando aumenta o risco de geadas no Rio Grande do Sul. As temperaturas ficam abaixo dos 10°C em todo o Estado gaúcho, podendo chegar a zero graus em pontos isolados do sudeste e sudoeste do Estado, onde há risco de geada forte.

Há risco de geada em praticamente todo o Estado do Rio Grande do Sul ao longo da madrugada de segunda-feira (17) e terça-feira (18), com risco de geada forte em Bagé e outros munícipios próximos.

O frio continua intenso na terça-feira (18). Em Bagé, por exemplo, as temperaturas mínimas previstas chegam a 0°C. Os valores exatos, no entanto, podem variar bastante de cidade para cidade. Por isso, na hora de se programar e decidir se leva ou não seu casaco, não deixe de acompanhar a previsão específica para o seu município aqui no site da Meteored | Tempo.com.