O tempo no Carnaval: frio fora de época e chuvas pelo Brasil

Neste carnaval o avanço de um frente fria contribui para o aumento das chuvas no Centro-Leste do Brasil e também para o avanço de uma massa de ar frio no Centro-Sul.

Previsão Carnaval 2020
Frente fria avança até o sul da Bahia e tempo fica instável e chuvoso em boa parte do país. Destaque para o frio fora de época no Centro-Sul.

Nesta quarta-feira (19), a frente fria que provocou chuvas intensas no Rio Grande do Sul, se encontra mais afastada no oceano na altura do norte de Santa Catarina e do sul do estado de São Paulo, o que já é suficiente para deixar o tempo instável em parte do Centro-Sul. Previsão de chuvas isoladas e de fraca intensidade pela manhã no leste de catarinense, norte e leste do Paraná, centro-oeste paulista e no Mato Grosso do Sul. No norte mato-grossense há potencial para chuvas de moderada intensidade.

A partir do meio da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e há potencial para pancadas de forte intensidade no norte e leste paranaenses, norte de Santa Catarina, de forma mais isolada no estado de São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. Para o Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical mantém o tempo instável e chuvoso na faixa norte da região, com maiores volumes a partir do fim do dia. Já no litoral leste, a circulação do ventos provoca chuvas ao longo do dia no leste da Bahia, com chuva fraca pela manhã e mais intensa no início da tarde.

Destaques para a quinta-feira

Na quinta-feira (20), mesmo com o afastamento do sistema frontal, uma região de cavado contribui para a manutenção de um corredor de umidade. Assim, o tempo fica nublado e com ocorrência de chuva fraca pela manhã no leste paulista, norte e oeste do Paraná, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Na parte da tarde, mais um dia com pancadas, no entanto, no estado do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul as chuvas ocorrem de forma mais abrangente e com potencial para temporais.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, destaque para os ventos de sul que contribuem para a diminuição das temperaturas e para a sensação de frio pela manhã, principalmente no território gaúcho. A sensação é agradável ao longo do dia. Já no Nordeste, as chuvas aumentam bastante de intensidade no norte da Região e há risco para transtornos no estado do Maranhão.

Destaques para a sexta-feira

Na sexta-feira (21), os ventos de sul conseguem transportar o ar mais frio para até o norte do Paraná, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, contribuindo para uma sensação mais amena. No Rio Grande do Sul, a sensação é de frio pela manhã. O tempo se mantém instável no Brasil Central e há previsão de chuva fraca pela manhã no leste paulista. A partir do meio da tarde, novamente, há potencial para pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de temporais na metade norte do Mato Grosso do Sul, no oeste e sul do Mato Grosso e no leste de São Paulo. No momento do desfile das escolas de samba, há grande chance de ocorrência de chuva de fraca a moderada intensidade.

Destaques para o fim de semana

No sábado (22), sem grandes mudanças. O canal de umidade continua atuando e uma região de baixa pressão entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo favorece a ocorrência de chuvas de moderada a forte intensidade já pela manhã no sul capixaba, no território carioca, no sul de Minas Gerais e no litoral norte de São Paulo. Chuvas intensas também ocorrem na primeira parte do dia no norte do Mato Grosso do Sul, sul e oeste do Mato Grosso e em Rondônia.

Na parte da tarde, risco de temporais no norte paulista, no Triângulo Mineiro e no sul de Goiás. No litoral norte de São Paulo e no Rio de Janeiro, chuvas volumosas ainda atingem essas áreas. No momento do desfile das escolas de samba do Rio, a previsão é de chuva fraca e ligeira sensação de frio, devido aos ventos que sopram de sul. Aliás, toda a faixa que vai do litoral norte do Rio Grande do Sul até litoral norte paulista, fica com o tempo nublado e com temperaturas mais baixas. Durante a noite, alerta de chuvas intensas no Espírito Santo.

No domingo (23), a massa de ar frio consegue avançar mais para norte diminuindo as temperaturas no Centro-Sul, no sul de Goiás, norte de Minas Gerais e no sul da Bahia. Bastante nebulosidade pelo país e chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo pela manhã na Bahia, no norte mineiro, em Goiás, no Mato Grosso do Sul e no Tocantins. Essa condição se mantém ao longo do dia, com intensificação das chuvas no sul da Bahia.

Tendência para a segunda e terça-feira

No início da próxima semana, o tempo instável continua no Brasil Central, devido a atuação de cavados sobre o Centro-Oeste e o Sudeste. Assim, chuvas ocorrem na primeira parte do dia e sendo mais intensas na parte da tarde. A previsão de maiores volumes está para a região que abrange o norte paulista, o sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro. No Sul, a nebulosidade aumenta e as temperaturas já se encontram mais elevadas. Potencial para temporais no período da tarde para o norte e noroeste do Paraná.